1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » Apple em crise? Johny Srouji ameaça sair após onda de demissões na liderança
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Apple em crise? Johny Srouji ameaça sair após onda de demissões na liderança em Sáb 6 Dez 2025 - 19:06

DJPRMF

Johny Srouji

A Apple parece estar a atravessar um momento de turbulência interna sem precedentes. Após uma semana marcada por anúncios de saída de vários executivos de topo, surge agora a informação de que Johny Srouji, o vice-presidente sénior de tecnologias de hardware e o "cérebro" por trás do Apple Silicon, está a considerar seriamente abandonar a empresa.

Segundo avança um novo relatório da Bloomberg, Srouji informou o CEO Tim Cook de que pondera deixar a gigante de Cupertino num futuro próximo. Ao contrário de outros executivos que optaram pela reforma, Srouji, uma das figuras mais respeitadas dentro da Apple, pretende levar o seu talento para outra empresa, procurando uma mudança de carreira e não o fim da vida ativa.

O arquiteto dos chips da Apple procura novos desafios

A importância de Johny Srouji para a Apple não pode ser subestimada. Sob a sua liderança, a empresa realizou a monumental transição dos Macs para o Apple Silicon, abandonando a Intel e redefinindo a performance no mercado de computadores. Além disso, foi sob a sua tutela que a empresa lançou este ano os seus chips proprietários para modem (C1) e Wi-Fi/Bluetooth (N1), integrados em diversos produtos da marca.

Para tentar travar esta saída, a Apple terá colocado em cima da mesa pacotes salariais "substanciais" e um aumento de responsabilidades, acenando com a possibilidade de promover Srouji ao cargo de Chief Technology Officer (CTO). Esta promoção torná-lo-ia no segundo executivo mais poderoso da empresa. No entanto, o relatório indica que uma das motivações de Srouji para sair prende-se com o facto de "preferir não trabalhar sob um CEO diferente", antecipando a eventual reforma de Tim Cook.

Uma mudança histórica na estrutura da Apple

A potencial saída de Srouji surge num contexto de reestruturação massiva na liderança da empresa. Apenas nesta semana, foram confirmadas as transições de quatro outros executivos de alto perfil: o líder de design Alan Dye, a conselheira geral Kate Adams, a vice-presidente de ambiente e políticas Lisa Jackson e o chefe de IA, John Giannandrea.

Se Srouji concretizar a sua intenção, será a quinta grande "baixa" num curto espaço de tempo. E as mudanças podem não ficar por aqui: o relatório menciona ainda que Deirdre O'Brien, chefe de retalho, e Greg Joswiak, responsável pelo marketing, estarão também a preparar-se para a reforma num futuro próximo, dado o seu longo percurso de 35 a 40 anos na empresa. Tudo indica que a Apple está a preparar o terreno para uma nova era, antecipando a sucessão de Tim Cook.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech