1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware » Nvidia recebe aprovação para exportar chips H200 para a China com taxa de 25%
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Nvidia recebe aprovação para exportar chips H200 para a China com taxa de 25% em Ter 9 Dez 2025 - 12:00

DJPRMF

Nvidia logo

A gigante tecnológica Nvidia recebeu luz verde da Casa Branca para iniciar a exportação dos seus chips de inteligência artificial H200 para "clientes aprovados" na China e noutros países. A informação foi confirmada pelo Presidente Donald Trump, que detalhou as condições financeiras e de segurança associadas a este novo acordo comercial.

Numa publicação realizada na passada segunda-feira na Truth Social, Trump afirmou que o negócio inclui "condições que permitem uma segurança nacional forte e contínua". Como contrapartida para esta autorização, os Estados Unidos irão receber uma parcela de 25% sobre as vendas destas GPUs — um valor superior aos 15% que tinham sido exigidos em agosto.

Benefícios económicos e restrições de hardware

Segundo as declarações do Presidente, esta política visa "apoiar os empregos americanos, fortalecer a produção nos EUA e beneficiar os contribuintes americanos". No entanto, a aprovação não abrange todo o portefólio da empresa.

Os chips H200 da Nvidia representam uma atualização face aos modelos H20, cuja venda já era permitida na China, mas continuam a ser menos potentes do que as GPUs Blackwell, as atuais topos de gama da marca. Trump esclareceu que os clientes norte-americanos da Nvidia "já estão a avançar com os seus incríveis e altamente avançados chips Blackwell, e em breve, Rubin", sublinhando que nenhum destes modelos mais recentes faz parte deste acordo de exportação.

Contexto geopolítico e tensão no setor

Esta decisão surge num momento complexo para o setor dos semicondutores e da IA. Embora a administração Trump tenha levantado alguns limites à exportação de chips de IA em maio, um grupo de senadores pressionou o Presidente no mês passado para continuar a negar o acesso da China aos chips mais poderosos da Nvidia, numa tentativa de preservar a posição de liderança dos EUA na inteligência artificial.

As novas aprovações parecem recompensar os esforços do CEO da Nvidia, Jensen Huang, na aproximação à Casa Branca. Contudo, o sucesso do acordo depende agora do interesse real da China em adquirir estes componentes, numa altura em que o país tem imposto barreiras às empresas chinesas para a compra de hardware estrangeiro, favorecendo o apoio à sua própria produção doméstica de chips.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech