1. TugaTech » Software » Noticias de Software » Microsoft reforça segurança no PowerShell com novo alerta para scripts web
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Microsoft reforça segurança no PowerShell com novo alerta para scripts web em Qua 10 Dez 2025 - 9:31

DJPRMF

Windows powershell

A Microsoft implementou uma nova medida de segurança no Windows PowerShell 5.1, destinada a alertar os utilizadores sempre que executem scripts que utilizem o cmdlet Invoke-WebRequest para descarregar conteúdos da web. Esta alteração visa prevenir a execução inadvertida de código potencialmente malicioso.

Segundo a empresa, esta atualização surge como resposta para mitigar uma vulnerabilidade de alta gravidade de execução remota de código no PowerShell (identificada como CVE-2025-54100). O problema afeta principalmente ambientes empresariais ou geridos por departamentos de TI que dependem de scripts de PowerShell para tarefas de automação, uma vez que o uso destas ferramentas é menos frequente fora destes cenários.

Proteção contra execução remota de código

O novo aviso foi integrado no Windows PowerShell 5.1, a versão instalada por defeito nos sistemas Windows 10 e Windows 11. O objetivo é replicar o processo de análise web segura que já existe na versão mais recente, o PowerShell 7.

A partir de agora, o PowerShell irá notificar o utilizador de que, sem as devidas precauções, os scripts contidos em páginas web descarregadas através do comando Invoke-WebRequest poderão ser executados no sistema. Por predefinição, se o utilizador pressionar 'Enter' ou selecionar 'Não', a operação será cancelada. O sistema irá então sugerir a reexecução do comando com o parâmetro -UseBasicParsing para um processamento mais seguro.

Caso o utilizador opte por selecionar 'Sim', o PowerShell irá processar a página utilizando o método antigo (análise completa de HTML), permitindo que o conteúdo e os scripts incorporados sejam carregados como anteriormente. Essencialmente, escolher 'Sim' significa aceitar o risco, enquanto 'Não' aborta a ação para proteger o sistema.

A Microsoft esclarece que este aviso surge quando o comando é utilizado para obter páginas web sem parâmetros especiais, alertando que scripts presentes na página podem correr durante a análise.

Impacto na automação e comando curl

Após a instalação da atualização KB5074204, os administradores de sistemas passarão a ver uma confirmação de segurança com o título "Script Execution Risk". Para evitar que scripts de automação fiquem parados à espera de uma confirmação manual, a recomendação é que os administradores atualizem os seus scripts para incluir explicitamente o parâmetro -UseBasicParsing.

É também importante notar que, no ambiente PowerShell, o comando 'curl' é um alias para o cmdlet Invoke-WebRequest. Isto significa que os utilizadores que executem comandos curl através da consola também irão deparar-se com estes novos avisos.

A maioria dos scripts e comandos que utilizam o Invoke-WebRequest deverão continuar a funcionar com poucas ou nenhumas modificações, especialmente aqueles que se limitam a descarregar conteúdo ou a trabalhar com o corpo da resposta como texto ou dados, conforme detalhado na página de suporte da Microsoft.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech