1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Intel Xeon Processador em destaque

Segundo um comunicado da Intel, a linha de processadores Xeon 6 foi confirmada como o anfitrião principal dos sistemas DGX Rubin NVL8 da NVIDIA. Esta parceria tem como objetivo otimizar o processamento de inteligência artificial generativa e as cargas de trabalho autónomas, um cenário onde o processador central assume o controlo das operações críticas para os grandes aglomerados de placas gráficas.

O regresso do processador ao centro das operações

Com o crescimento exponencial das exigências da inteligência artificial focada em agentes autónomos, os processadores clássicos voltaram a assumir um papel de destaque nos centros de dados. A capacidade para orquestrar tarefas, manter a segurança da infraestrutura e gerir o acesso à memória revelou-se um ponto fulcral. Para dar resposta a esta evolução, os novos servidores adotam os chips da fabricante norte-americana para complementar a capacidade de inferência das placas gráficas Rubin.

A estratégia passa por reduzir o custo total de propriedade, transferindo as funções secundárias e de gestão para o processador principal. A integração garante também uma maior eficiência energética e um suporte afinado ao software Dynamo, que avalia e gere quais as vertentes da inferência que devem utilizar o processador ou a placa gráfica. Este modelo reflete a fórmula de sucesso já aplicada em gerações anteriores da marca, como os sistemas DGX B300 e DGX H200.

Especificações e os próximos passos da colaboração

Embora o modelo definitivo que vai equipar o Rubin NVL8 ainda não seja totalmente conhecido, a comunicação das empresas menciona especificamente a família Granite Rapids, com natural destaque para o modelo Xeon 6776P. O hardware apresenta 64 núcleos e 128 threads organizados numa configuração exclusiva de núcleos de alto desempenho, contando ainda com uma frequência base de 2,30 GHz e suporte avançado para o padrão PCIe 5.0 e módulos de memória MRDIMM.

Nesta fase de lançamento, a presença das soluções da Intel fica cingida aos sistemas base Rubin NVL8. As configurações mais robustas da linha, como o NVL72, vão utilizar o componente NVIDIA Vera, que recorre à arquitetura Arm. Ainda assim, como as empresas já confirmaram o desenvolvimento de um processador desenhado em conjunto para os servidores, esta novidade assinala apenas o primeiro passo de uma colaboração. Fica a certeza de que teremos de aguardar mais algum tempo para conhecer as soluções definitivas que as duas tecnológicas estão a preparar.

Foto do Autor

Aficionado por tecnologia desde o tempo dos sistemas a preto e branco

Ver perfil do usuário Enviar uma mensagem privada Enviar um email Facebook do autor Twitter do autor Skype do autor

conectado
Encontrou algum erro neste artigo?



Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech