1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware » Preço da memória vai disparar em 2026: Smartphones e portáteis podem sofrer cortes nas especificações
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Preço da memória vai disparar em 2026: Smartphones e portáteis podem sofrer cortes nas especificações em Qui 11 Dez 2025 - 20:55

DJPRMF

logo da xiaomi em 3d

Se estavas a planear renovar o teu arsenal tecnológico no início do próximo ano, as notícias não são as mais animadoras. Um novo estudo de mercado da TrendForce traça um cenário complicado para a indústria global de smartphones e portáteis, prevendo um aumento acentuado nos custos da memória (DRAM) logo no início de 2026. Esta subida nos custos de fabrico não só afetará o preço final dos produtos, como poderá levar as marcas a reduzir as especificações técnicas, especialmente nos segmentos de gama média e entrada.

A "fatura" da memória e o impacto no Android

Segundo a análise da TrendForce, a proporção do custo da memória na lista de materiais (BOM) dos dispositivos vai continuar a aumentar em 2026. Embora até os modelos de alta rentabilidade, como o iPhone, sintam este impacto, são os fabricantes do ecossistema Android que se encontram numa posição mais delicada.

Marcas como a Xiaomi, que utilizam configurações generosas de memória (como 12 GB de RAM) como um dos seus principais argumentos de venda na gama média, serão particularmente afetadas. Com o encarecimento da DRAM, manter preços competitivos tornar-se-á um desafio hercúleo.

O relatório sugere que, para compensar estes custos, as empresas poderão alterar os ciclos de fornecimento de modelos da geração anterior ou aumentar o preço dos novos lançamentos. Mais preocupante para o consumidor é a previsão de um "regresso à norma": os segmentos de produtos convencionais, que nos habituaram a 8 GB e 12 GB de RAM, poderão ver as suas especificações estagnar ou sofrer cortes para controlar os custos de produção.

Portáteis e o risco de retrocesso nas especificações

O mercado dos computadores portáteis também não escapará a esta reestruturação. Os ultrabooks de gama alta, que frequentemente utilizam memória soldada na motherboard, não permitem uma redução fácil da capacidade de RAM. Por isso, espera-se que estes modelos sofram um salto imediato no preço para o consumidor.

No entanto, o mercado de portáteis de consumo poderá ter um breve período de graça devido aos stocks de memória existentes comprados a preços mais baixos.

Contudo, a partir do segundo trimestre de 2026, cortes nas especificações ou aumentos de preço tornar-se-ão inevitáveis, conforme aponta a informação partilhada pelo ITHome.

A previsão da TrendForce indica que "reduzir especificações" ou "adiar atualizações" serão as alavancas usadas pelos fabricantes para mitigar o impacto. Isto poderá resultar numa estagnação do desempenho em certas gamas, com as empresas a padronizarem a memória no "nível mínimo aceitável". O cenário mais sombrio coloca-se para os smartphones de gama baixa, onde poderemos ver um regresso aos 4 GB de RAM em 2026, alterando as expectativas da indústria para os dispositivos de entrada.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech