1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » UE abre a porta aos motores de combustão pós-2035: Este é o desportivo de sonho que pode virar realidade
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

UE abre a porta aos motores de combustão pós-2035: Este é o desportivo de sonho que pode virar realidade em Sáb 20 Dez 2025 - 15:08

DJPRMF

carro desportivo

Se é um entusiasta do mundo automóvel, é provável que já tenha ouvido os rumores. A Comissão Europeia abriu uma brecha naquilo que parecia ser uma sentença de morte definitiva: a proposta para manter os carros com motores de combustão vivos após 2035. Embora nada esteja ainda "gravado na pedra" — a proposta necessita de aprovação do Parlamento Europeu e dos Estados-membros — a direção do vento mudou.

Esta possível alteração legislativa, que surge num momento em que a UE recua nos planos e os motores de combustão escapam à proibição total em 2035, tem sido apelidada por alguns analistas de "emenda Porsche". A ideia é que marcas de luxo e alta performance possam continuar a utilizar a combustão, desde que cumpram critérios rigorosos de emissões (fala-se em médias de frota extremamente baixas ou uso de combustíveis sintéticos). Mas, felizmente, esta porta entreaberta não serve apenas para salvar o Porsche 911 ou os V12 da Ferrari; pode ser a salvação de um conceito mais "acessível" e tecnologicamente fascinante da Mazda.

O regresso do motor rotativo como gerador

A maioria dos desportivos do futuro será, inevitavelmente, elétrica. No entanto, se esta nova regulação for aprovada, cria-se um espaço vital para os veículos elétricos de autonomia estendida (EREV). É aqui que entra a visão da Mazda, que quer manter viva a chama da condução desportiva sem o peso excessivo das baterias gigantes.

Em novembro de 2023, no Salão Automóvel de Tóquio, a marca japonesa revelou o Mazda Iconic SP. Este protótipo, com um design que funde as linhas do lendário MX-5 com o icónico RX-7 (incluindo os faróis escamoteáveis), não é um elétrico puro. Trata-se de um híbrido onde as rodas são movidas exclusivamente por motores elétricos, mas que conta com um motor rotativo compacto para gerar eletricidade e carregar a bateria.

motor de carro desportivo

Esta configuração permite manter o peso do veículo nuns impressionantes 1.430 kg — um valor muito baixo para os padrões atuais dos elétricos — e oferecer cerca de 370 cv de potência. É a filosofia da Mazda em estado puro: a tecnologia deve servir o prazer de condução, não apenas os números numa folha de especificações.

Viabilidade técnica contra a realidade do mercado

Masahi Nakayama, o responsável pelo design deste desportivo, admitiu recentemente que o Iconic SP é "o carro dos seus sonhos" e que a sua produção é "tecnicamente viável". O grande obstáculo, como sempre, são os custos. Para um fabricante de dimensão mais reduzida como a Mazda, lançar um veículo de nicho é um risco financeiro enorme, especialmente se o seu tempo de vida comercial fosse cortado abruptamente em 2035.

O mercado europeu é crucial para a viabilidade deste projeto. Enquanto na China os consumidores procuram outro tipo de experiências tecnológicas e nos EUA a adoção de elétricos compactos é lenta, a Europa (e o Japão) seriam os palcos naturais para este desportivo. Se a proibição total avançasse, o investimento não se justificaria.

Contudo, com a nova proposta da Comissão Europeia, o cenário muda. Sendo um carro de nicho com vendas limitadas, seria mais fácil para a Mazda compensar as suas emissões residuais com o resto da frota ou através de créditos de carbono, permitindo que o motor rotativo continue a "cantar", mesmo que apenas como gerador.

A incerteza regulatória dos próximos anos será decisiva. A Mazda enfrenta desafios na Europa, onde a sua gama atual terá de se adaptar rapidamente para cumprir as metas de 2027. Mas esta "emenda" na lei europeia pode ser exatamente o que os fãs precisavam para que o Iconic SP deixe de ser apenas um protótipo de salão e passe a ser uma realidade nas estradas, quebrando a monotonia de um mercado automóvel cada vez mais estandardizado.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech