1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » Tribunal brasileiro condena criador do Yout a pena de prisão por pirataria
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Tribunal brasileiro condena criador do Yout a pena de prisão por pirataria em Seg 22 Dez 2025 - 14:37

DJPRMF

Pirataria em computador

O combate à pirataria digital, especificamente ao fenómeno de "stream-ripping" (extração de áudio ou vídeo de plataformas de streaming), conheceu um novo e significativo capítulo. Num veredicto considerado histórico para a indústria musical, um tribunal criminal no Brasil condenou Johnathan Nader, o proprietário do popular site Yout, por violação massiva de direitos de autor.

A decisão, proferida na semana passada pelo Tribunal de Justiça de São Paulo, determinou uma pena de prisão de três anos e quatro meses para o cidadão norte-americano, embora a pena tenha sido substituída por uma sanção financeira. Segundo avança o TorrentFreak, esta é considerada a primeira condenação criminal contra um serviço dedicado exclusivamente ao download de conteúdos do YouTube.

Uma condenação histórica para o "stream-ripping"

O Yout, uma ferramenta que permite aos utilizadores descarregar faixas de áudio e vídeos do YouTube, tem sido um alvo de longa data das editoras discográficas. A defesa de Nader tentou argumentar que o site funciona como um "gravador de vídeo pessoal" (DVR) para a internet, alegando que não armazena material protegido e que possui utilizações legais legítimas.

No entanto, a juíza Eva Lobo Chaib Dias Jorge não aceitou estes argumentos. Baseando-se em provas técnicas de peritos, o tribunal concluiu que o Yout não é uma ferramenta neutra, mas sim uma plataforma criada especificamente para contornar as medidas de proteção implementadas por sites como o YouTube. A sentença sublinha que o serviço apropria-se indevidamente de obras de terceiros, causando danos financeiros e morais aos detentores dos direitos.

Como Nader é um réu primário, a pena de prisão foi substituída por uma multa pecuniária. O operador do site terá de pagar o equivalente a 200 salários mínimos mensais a um fundo de segurança pública. Embora o veredicto não especifique o valor total exato, as estimativas baseadas no salário mínimo atual no Brasil apontam para um valor a rondar os 55.000 dólares (aproximadamente 303.600 reais). Caso a multa não seja paga ou as condições não sejam cumpridas, a pena de prisão poderá ser aplicada.

Jurisdição e impacto global

Um dos aspetos mais relevantes deste caso prende-se com a questão da jurisdição. A defesa argumentou que, sendo Nader um cidadão residente nos Estados Unidos e a operar uma empresa norte-americana, não deveria estar sujeito à lei criminal brasileira. Contudo, o tribunal rejeitou esta tese.

A justiça brasileira determinou que, uma vez que o site recebeu milhões de visitas provenientes do Brasil, o impacto do crime ocorreu em território nacional. Assim, a lei local aplica-se independentemente da localização dos servidores ou do programador. O veredicto reforça que o facto de a conduta poder não ser punível no país de origem não diminui a sua ilegalidade quando os resultados se refletem no Brasil.

Este caso surge num contexto complexo para o Yout, que também está envolvido noutras disputas judiciais. O site tem sido protagonista na batalha legal Yout vs RIAA nos Estados Unidos, onde Nader tentou, sem sucesso até ao momento, que o seu serviço fosse declarado legal. Atualmente, o acesso ao Yout permanece bloqueado pelos fornecedores de internet no Brasil.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech