1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » Suzuki estreia-se nos elétricos com a scooter e-Access: preço duplicado e specs modestas
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Suzuki estreia-se nos elétricos com a scooter e-Access: preço duplicado e specs modestas em Sáb 17 Jan 2026 - 22:56

DJPRMF

Moto elétrica da Suzuki

A Suzuki deu finalmente o passo oficial para o mundo das duas rodas a eletrões com o lançamento da e-Access na Índia, marcando a sua entrada global no segmento. No entanto, a estratégia da marca japonesa parece apostar numa transição suave, apresentando um modelo que custa cerca de 1.791 euros (188.490 rupias), o dobro do valor da sua versão equivalente a gasolina.

Ao contrário de várias startups de mobilidade elétrica que têm agitado o mercado com visuais futuristas e arrojados, a Suzuki optou pela familiaridade.

Uma abordagem conservadora à mobilidade elétrica

Enquanto marcas como a Ola Electric ou a Ather Energy procuram destacar-se com designs desportivos e distintos, a Suzuki manteve uma estética tradicional, muito semelhante às scooters de combustão que enchem as estradas urbanas. A e-Access apresenta faróis e luzes traseiras LED elegantes, piscas também em LED e jantes de liga leve de 12 polegadas com dois tons, mas sem grandes ruturas visuais.

Sob o chassi, a marca desenhou este veículo como um modelo básico. O motor montado em posição central debita 4,1 kW de potência e 15 Nm de binário, permitindo uma velocidade máxima modesta de 71 km/h. Para alimentar o sistema, a Suzuki integrou uma bateria LFP de 3,07 kWh numa caixa de alumínio incorporada no quadro, visando aumentar a rigidez e estabilidade do conjunto.

Em termos de autonomia, a e-Access promete percorrer 95 quilómetros com uma única carga, apresentando um consumo de 39 Wh por quilómetro. No entanto, quem precisar de reabastecer a energia terá de ter paciência: um carregamento completo demora cerca de seis horas e 20 minutos.

Concorrência oferece mais por menos

A entrada da Suzuki neste mercado enfrenta um desafio considerável quando comparada com as alternativas já estabelecidas. A proposta de valor da e-Access parece desequilibrada face a rivais que oferecem performance superior por preços mais baixos.

Por exemplo, a S1 Pro+ da Ola Electric dispõe de um motor de 13 kW (mais do triplo da potência), atinge 130 km/h e possui uma bateria de 5,2 kWh que garante 320 quilómetros de autonomia, tudo isto por um preço inferior, a rondar os 1.663 euros. Outro concorrente, a Simple One, atinge 115 km/h e viaja 400 quilómetros com uma carga, custando cerca de 1.691 euros.

No campo tecnológico, a Suzuki equipou a e-Access com um pequeno painel digital de 4,2 polegadas que oferece navegação e conectividade com smartphones. Contudo, a concorrência já disponibiliza ecrãs de 7 polegadas com funcionalidades multimédia avançadas. Além disso, enquanto outros modelos oferecem travões de disco traseiros e ABS, a aposta da Suzuki ficou-se por um travão de tambor na roda traseira e um sistema de travagem combinada.

Apresentada originalmente em janeiro do ano passado, a scooter sofreu alguns atrasos na produção, que só arrancou em maio, chegando agora aos concessionários e plataformas de comércio eletrónico na Índia, conforme confirmado pela Suzuki Motorcycle India.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech