1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
Siga-nos

iPad afecta as vendas de netbooks? Ipad-vs-netbook
Neste momento as vendas do iPad correm de vento em popa. Este novo gadget da Apple trouxe um novo conceito de tablet, diferente do que existia até ao momento, que está a ser muito bem aceite um pouco por todo o mundo. Mas terá o lançamento deste dispositivo afectado outros mercados já existentes, como o dos netbooks? Bom, parece que sim…

A Asus, pioneira nos netbooks e fabricante dos tão populares Eee PC’s, anunciou numa conferência no dia 13 de Agosto que irá diminuir a distribuição dos seus netbooks para o 3º trimestre deste ano. Segundo Jerry Shen, CEO da Asus, a diminuição das vendas no 2º trimestre do ano deve-se ao enorme sucesso que o iPad está a ter, levando a uma diminuição das estimativas de vendas por parte da Asus, e consequente corte na produção. Shen admite mesmo que o iPad da Apple está significativamente a “comer” dentro do mercado dos netbooks.

Com uma diminuição da produção para apenas 1,4 milhões de unidades, numa altura em que as vendas costumam aumentar devido ao regresso às aulas, esta é a prova que o iPad afinal consegue correr contra os netbooks, ao contrário do que se dizia quando este foi apresentado. Esta notícia vem ainda confirmar os resultados de um estudo feito em Maio nos Estados Unidos, por uma entidade independente, em que 78 % dos inquiridos disseram preferir comprar um iPad enquanto apenas 22 % comprariam um netbook.

iPad afecta as vendas de netbooks? Eeepad

No mesmo estudo foi perguntado se, depois da apresentação do iPad em Janeiro, tinham desistido de comprar um netbook para esperar pelo iPad. A esta pergunta 30 % responderam que sim, e compraram o iPad, 40 % esperaram, mas eventualmente acabariam por comprar um netbook, e 30 % responderam que não esperaram pelo iPad e compraram um netbook.

Para se manter nesta corrida, a Asus já está a preparar o lançamento dos seus próprios tablets. O Eee Note, de 8,9’’, será a primeira aposta a ser lançada já em Outubro, com preço entre os 199$ e os 299$ e com um sistema operativo baseado em Linux. Em Dezembro de 2010 ou Janeiro de 2011 serão lançados os Eee Pads, de maiores dimensões, com um modelo de 10’’ com Android (pelo preço de 399$) e, mais tarde, um modelo de 12’’ com Windows 7 (que custará aproximadamente 1000$).

Os analistas não prevêem melhorias para o mercado dos netbooks, muito pelo contrário. Prevê-se que as vendas de netbooks continuem a baixar até 2012, enquanto os tablets vão ganhando espaço no mercado. Em 2015 haverão mesmo mais pessoas a usar tablets do género do iPad que netbooks. Estará o iPad a matar os netbooks? Bom, já o outro dizia: “Não mata, mas mói”.
Fonte: Peopleware

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech