Com o objetivo de promover a implementação de soluções cloud na Europa e formar novos players no processo de transição para este paradigma tecnológico, a Portugal Telecom (PT) acaba de assumir a liderança do CloudCatalyst, um consórcio europeu de apoio às startups e PMEs na adoção de modelos sustentáveis de cloud computing.
Cofinanciado pela Comissão Europeia no âmbito do 7º Programa Quadro, o CloudCatalyst consiste num investimento de cerca de 700 mil euros. Ao longo de dois anos consecutivos, até 2015, este consórcio vai apoiar pequenas e médias empresas na sua adesão à cloud, mostrando-lhes a importância desta nova tecnologia nos seus processos, com vista ao aumento da sua produtividade, eficiência, competitividade e sustentabilidade do negócio.
O CloudCatalyst é composto por parceiros de áreas complementares: empresas no setor das telecomunicações, uma universidade, uma incubadora e uma associação europeia de cloud. A PT, com uma experiência já consistente na área do cloud computing e em programas de apoio às startups, assegura a coordenação do CloudCatalyst. O consórcio conta, ainda, com a participação do Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC), a Universidad Complutense de Madrid (UCM), a associação EuroCloud e a empresa de telecomunicações Si-MOBIL do Telekom Austria Group.
Nos próximos dois anos, a comunidade europeia de empreendedores, startups e PMEs terá acesso a um serviço gratuito de apoio online, bootcamps e workshops para partilha de conhecimentos práticos sobre os benefícios e as estratégias de implementação de soluções cloud. Todos os detalhes sobre estas ações podem ser consultados em Cloud Catalyst.
A PT associa-se a esta iniciativa centrada na importância de ancorar em projetos consistentes e consolidados a implementação da cloud e, simultaneamente, com o intuito de fomentar a criação de negócios inovadores no ecossistema empresarial europeu. Com o CloudCatalyst, a PT pretende também contribuir ativamente para o surgimento de novos empreendedores e para a criação de emprego.
Fonte: Portugal Telecom