Penso que deva estar a fazer alguma confusão.
Vamos a ver (peço desculpa pelo longo texto, mas assim fica já esclarecido em tudo ) :
O Windows 8, para alem da interface "Modern" e uma ou outra característica, é exactamente igual ao Windows 7. Não é "obrigado" a utilizar nenhuma aplicação. Alias, nem fazia muito sentido se assim fosse...
Acho que está a fazer alguma confusão devido à interface "Metro" (ou "Modern", já que a Microsoft teve de alterar o nome devido a direitos de autor).
Basicamente, e para melhor compreender, existem duas principais interfaces no Windows 8:
- O ambiente de trabalho regular, tal como possui no Windows 7 e anteriores;
- A interface Modern/Metro
A interface Modern é basicamente isto:
Essa interface possui algumas aplicações próprias que, sinceramente, não são muito utilizadas (na minha opinião) por uma grande parte dos utilizadores. Pode ter vantagem para tablets e ecrãs touch, mas não para os utilizadores regulares..
Essa interface possui algumas aplicações próprias e jogos. mas isso não impede que utilize o "Ambiente de Trabalho" tal como fazia no Windows, e de utilizar as aplicações no mesmo. Pode instalar aplicações próprias para esta interface na Windows Store.
Pessoalmente, tenho o Windows 8 instalado à quase mais de um ano e 99% do meu tempo que passo em frente ao computador nem chego a ver a interface "Modern", muito menos a aceder à mesma (sendo 1% apenas para aceder a alguns jogos que instalei, como o Xadrez e Solitário )
A meu ver,e para ser mais simples de compreender da sua parte, esta interface é mais um "upgrade estranho" do menu iniciar que encontra no Windows 7. Por padrão, é nessa interface que acede às aplicações que, no Windows 7, se encontram no famoso "Todos os programas"
De resto, a maioria das tarefas são realizadas na mesma no ambiente de trabalho regular, assim como as aplicações instaladas, etc...
Mas nem necessita de aceder à interface Modern de todo. Pode muito bem instalar programas de terceiros, como o Classic Start Menu, para voltar a ter o "Menu Iniciar" no sistema, sendo assim rara a vez que necessita de aceder a esta interface (tal como eu fiz)...
Não é obrigado a utilizar nenhum serviço da Microsoft. Sim, possui algumas aplicações pré-instaladas, como o Skydrive, na interface Modern, mas isso não impede que continue a utilizar o Google Drive, Dropbox, ou qualquer outra aplicação.
Tudo isto para dizer que acho que a sua confusão estava a interface "Modern". Não sei se seria essa a sua questão, mas penso que estava a pensar que iria deixar de ter acesso ao "Ambiente de Trabalho" como hoje o conhece, algo que não é correcto (nem a Microsoft implementaria algo assim)... Tudo o que faz (e até mais) no Windows 7, continua a fazer no Windows 8, apenas com algumas particularidades diferentes, mas nada de "grave".
Quanto á utilização dos recursos, acho novamente que está a fazer alguma confusão. A utilização da RAM e do processador nem é tanto pelo sistema operativo, mas sim pelas aplicações que possui instalado neste. Por exemplo, refere que possui, no Windows 7, 80-90% da RAM utilizada (o que, por si só, já não é algo normal e recomendaria que verificasse isso).
Esse valor corresponderia, em 4GB, a cerca de 3-3.5GB ocupados, certo? Esse valor não é ocupado pelo Windows 7 de certeza, mas pelas aplicações que possua instaladas (como o antivirus, navegador,etc).
Essas aplicações é que utilizam recursos, não é o sistema operativo por si só...
Obviamente, se está com uma quantidade enorme de programas "em fundo" ou abertos, os recursos serão ocupados...
O mínimo recomendado para utilizar no Windows 8 seria de 1GB de RAM (embora eu recomende um pouco mais). Isso não quer dizer que o sistema vai ocupar 1GB de RAM... É apenas um valor recomendado. O sistema (ou melhor, os serviços deste) devem ocupar muito menos do que isso (na casa dos MB)...
O Windows 7 também somente necessita de um mínimo de 1GB, mas isso não indica que a vá ocupar na totalidade...
Resumindo, se está atualmente com 80-90% da memoria ocupada, não é devido ao Windows, mas sim ao que instalou neste... E o mesmo será no Windows 8, XP, Windows 98 ( ), Linux, Mac, Android, iOS (podia continuar, mas já deu para perceber )