Pela BIOS deverá ser capaz de verificar as principais características, como o processador e a RAM.
Mas pode sempre gravar um LiveCD do Ubuntu ou qualquer outra distribuição Linux para uma análise mais "exaustiva".
Quanto aos portáteis referidos, são ambos idênticos... Não existem grandes diferenças entre um e outro...
Mas está a pensar comprar algum desses? Pois são ambos portáteis muito antigos. Não recomendaria gastar dinheiro nos mesmos.
Cumps
Boas,
Obrigado pela resposta.
Não estou a pensar comprar nenhum deles. Tenho um Insys cá em casa e foi-me oferecido esse toshiba aparentemente "estragado", mas suspeito que seja apenas problema no disco.
Sendo assim, estou a pensar trocar o disco do Insys para o Toshiba, pois acho-o ligeiramente melhor. Serão compatíveis?
Não existem grandes diferenças nos discos dos portáteis.
Muito obrigado amigo!
Já agora, ao fazer essa troca de discos, não há riscos de perder os dados que tenho no meu disco? É seguro, ou podem haver problemas que levem à perda dos dados?
Ao fazer a troca de discos, verifiquei que o disco do meu portátil não encaixa bem, ou seja, tem de ficar um pouco levantado para chegar à ranhura de inserção do disco. Como se precisasse de um apoio de uns centimetros por debaixo.
No entanto, arrisquei com ele assim meio caído e liguei o pc e ouviram-se bips constantes e contínuos. É do disco? Ou será memoria, grafica, etc?
Possivelmente os beeps estavam em ciclo. O sistema estava bloqueado ou em reinicio cíclico.
No entanto, sem o disco, o sistema arranca? E o disco está a funcionar correctamente?
Por fim, testou arrancar a partir do LiveCD?
Cumps
Sem o disco, ele não chega a arrancar para o ambiente de trabalho, dá erro ao carregar o disco e aparece lá algo como "disco não encontrado" ou assim e não passa desse ecrã.
Sim, o disco está a funcionar corretamente. Neste momento está no PC "original" a funcionar a 100%.
Ainda não tentei o LiveCD mas deverá ser o próximo passo.
Mas é normal o disco ficar um pouco abaixo da ranhura de inserção? Como se precisasse de um "calço" para o elevar um pouco xD Mas também já tentei colocar lá uma folha dobrada para o elevar um pouco e parece que resultou, chegando a aparecer o menu de boot mas não tinha teclado, reiniciei o pc e liguei um teclado externo e nunca mais ligou (com ou sem teclado), voltando novamente aos bips. Ou seja, numa das vezes ele funcionou. Leva-me a crer ser problema do encaixe do disco..
Sinceramente, acho que não deveria pensar em gastar dinheiro nesse tipo de computador...
A menos que seja um disco usado ou muito barato.
Se já possui um disco, não vejo necessidade de adquirir outro, ainda mais tendo em conta que o problema pode até estar no proprio computador e não no disco.
Sinceramente, acho que não deveria pensar em gastar dinheiro nesse tipo de computador...
A menos que seja um disco usado ou muito barato.
Se já possui um disco, não vejo necessidade de adquirir outro, ainda mais tendo em conta que o problema pode até estar no proprio computador e não no disco.
Antes de tudo teste utilizar o LiveCD.
Sim, será sem duvida um disco usado e de baixa capacidade (= mais barato), para permitir que o computador ligue. Tenho outro disco mas é de um portátil que está operacional, apenas troquei para testar se é ou não esse o problema (para assim poder comprar outro disco).