Há relativamente pouco tempo, a Intel lançou a quarta geração dos cpus da família Core, os Haswell. Pessoalmente, as minhas expectativas eram altas e esperava novas características. Mas, quando li as características, vi que pouco ou nada mudou em relação ao Ivy Bridge.
A pergunta que faço a mim próprio e, creio que quem lê este post, deve colocar a mesma: será que compensa investir neste novo cpu e mudar de socket ?
Para quem já tem a sua máquina montada e, gastou bastantes euros, não vejo razões suficientes para um novo investimento na mudança para o novo socket.
99% dos utilizadores procuram a melhor performance e, é aqui que não notamos diferenças notórias que justifiquem um salto de performance em relação à geração anterior. E agora perguntam porquê? Uma nova geração, de certeza que é melhor!! Ora vamos lá analisar:
O Haswell é exactamente um Ivy Bridge apenas com uma ligeira atualização na Intel HD Graphics e algumas novas instruções.
Infelizmente é apenas isto que vemos modificado!
Aquilo que desejamos ter mais não melhorou: os clocks, as caches e até a litografia é a mesma, 22 nanômetros.
Justificação: O Haswell é apenas um intermediário para o Broadwell
A intel informou que este ano (2014) iria lançar o Broadwell de 14 nanômetros.
Resumindo: esta é apenas, a razão principal para quem está a pensar fazer um upgrade do socket 1155, em que não deve investir no Haswell. Brevemente vai já ser substituído
Para quem tiver dúvidas, recomendo que visite o site da intel e faça algumas comparações. Deixo dois cpus para comparação: Ivy Bridge I5 3570-k e Haswell I5 4670-k
ou
Se tiverem oportunidade, analisem os benchmarks que falam por si. A segunda e e terceira gerações têm ainda mais performance no teste do Super Pi.