1. TugaTech » Hardware » Montagem, Dúvidas e Ajuda de Hardware
Siga-nos

Realize o Login na sua conta ou Registe-se para participar.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

#1Duvida Possível avaria no Cooler! - Qua 12 Nov 2014 - 18:57

DiMP

Utilizador

Boa Tarde,

 

O motivo que me traz aqui mais uma vez é como referido no título do tópico, uma possível avaria do meu cooler: Arctic-Cooling Freezer 13 Pro.

Para começar gostaria de referir que este tem cerca de 2 anos e de a uns meses para cá tenho identificado alguns comportamentos anômalos. O primeiro comportamento fora do normal foi identificado passado alguns meses após o comprar em que ao ligar o PC a Motherboard reproduzia alguns Beeps e identificava esses Beeps como CPU FAN ERROR!, ao entrar na BIOS verificava que a Motherboard não estava a reconhecer o Cooler mesmo este estando a funcionar, ao reiniciar o PC algumas vezes ou esperando algum tempo com a BIOS aberta esta acabaria por identificar o funcionamento do Cooler e este problema desaparecia. A conclusão que eu tirava disto sendo eu apenas um Iniciante de Informática era que se o CPU ainda se encontra a uma baixa temperatura, o Cooler não precisava funcionar, logo se o Cooler não está a funcionar este não é detetado.

Passado algum tempo o problema agravou-se um pouco e a Motherboard parou de reconhecer o Cooler de todo o que me obrigou a desativar a deteção do Cooler na BIOS para que o PC pudesse arrancar normalmente. 

Muito recentemente o Cooler começou a produzir um ruído estranhíssimo ao iniciar o PC pela primeira vez que se estende por alguns segundos repetindo-se, identifiquei também que é a ventoinha inferior que se encontra perto do CPU que reproduz este ruído pois a ventoinha superior não se encontra a trabalhar neste momento e só começa a funcionar após algum tempo de utilização ou com a subida da temperatura do CPU,

 

Eu gravei o ruído para tentar ajudar na confirmação do problema:

==========

  Anexo: 111214103000.amr

==========

 

Uma outra anomalia que detetei muito recentemente foi na ventoinha superior do Cooler, como referi anteriormente esta não arranca ao ligar o PC dada a baixa temperatura do Cooler no entanto após algum tempo com a subida da temperatura do Cooler esta começa a funcionar para manter o CPU numa temperatura estável, no entanto identifiquei que algumas vezes esta reproduz um ruído também dando a sensação de estar presa e visivelmente parece que esta roda um pouco e volta ao ponto inicial, este problema desaparece após eu desligar o PC e voltar a ligar, ao ligar esta começa a rodar de imediato.

 

Dado toda esta informação eu penso que o Cooler se encontra com algum tipo de avaria no entanto como referi interiormente eu sou apenas um Iniciante e gostaria de receber a opinião de um Expert, mas ao mesmo tempo tenho algumas duvidas pois poderá a motherboard estar danificada e o Cooler não ser detetado? Ou poderá a Fonte de Alimentação estar avariada fazendo com que o Cooler não funcione corretamente? Eu sei que é difícil apenas com letras identificar uma avaria no entanto gostaria de ouvir a vossa opinião.

 

Cooler: http://www.arctic.ac/eu_en/freezer-13-pro-144.html

Video da instalação do Cooler: https://www.youtube.com/watch?v=aqbrSxZnK0o

 

Cumprimentos,

Conectado

#2Duvida Re: Possível avaria no Cooler! - Qua 12 Nov 2014 - 19:21

DJPRMF

Administrador
DJPRMF

Boas,

 

Antes de tudo, e sendo sincero, fez mal deixar "andar" o problema. Quando o detectou deveria ter logo ativado a garantia.

Agora, visto que já passaram dois anos, é provável que já não tenha a garantia, pelo que pouco se poderá fazer nesse aspecto.

 

O problema aparenta, de facto, ser relativo ao proprio cooler. O cooler deve sempre ser imediatamente detectado pela motherboard. O facto de não ser detectado aponta desde logo problemas.

Parto também do principio que não exista nenhuma sujidade nas ventoinhas, certo? E aplicou um pouco de WD40 nas mesmas?

 

Nisso tudo, o problema aparenta ser relativo ao próprio cooler, mas visto que já está fora da garantia, não terá muito a fazer além de comprar um novo.

 

Cumps


____________________________________________

Possível avaria no Cooler! Tugatechuserbar
Possível avaria no Cooler! 3
Possível avaria no Cooler! 2
TugaTech || Host TugaTech
https://tugatech.com.pt https://www.facebook.com/DJPRMF https://twitter.com/dj_prmf DJPRMF

#3Duvida Re: Possível avaria no Cooler! - Qua 12 Nov 2014 - 19:36

DiMP

Utilizador

Boas, 

 

Relativamente a garantia esta acaba no dia 26 deste mês logo ainda existe algo que possa fazer, em relação a sujidade das ventoinhas eu utilizei um compressor para limpar tanto o Cooler quanto o PC á cerca de 1  mês e meio mas o problema evoluiu desde ai, logo parto do principio que utilizar o WD40 agora não ia solucionar o problema.



No entanto se me confirma que o problema é do Cooler vou neste momento activar a garantia. 

 

Cumprimentos, 

Conectado

#4Duvida Re: Possível avaria no Cooler! - Qua 12 Nov 2014 - 20:12

DJPRMF

Administrador
DJPRMF
Se ainda a possui, então sim, deveria aproveitar para a ativar o mais rapidamente possível... Smile


____________________________________________

Possível avaria no Cooler! Tugatechuserbar
Possível avaria no Cooler! 3
Possível avaria no Cooler! 2
TugaTech || Host TugaTech
https://tugatech.com.pt https://www.facebook.com/DJPRMF https://twitter.com/dj_prmf DJPRMF

#5Duvida Re: Possível avaria no Cooler! - Qui 13 Nov 2014 - 16:20

DiMP

Utilizador

Boa Tarde

 

Um outro assunto que está directamente ligado a este, eu irei substituir o Cooler em questão pelo o Cooler que me foi enviado pela Intel na compra do processador apenas até que o anterior seja reposto, eu penso que não existe nenhum perigo se for por um curto período de tempo no entanto existe algum cuidado em especifico que eu deva ter a exceção de tentar não utilizar muito processador?

 

 

Cumprimentos,

Conectado

#6Duvida Re: Possível avaria no Cooler! - Qui 13 Nov 2014 - 17:08

DJPRMF

Administrador
DJPRMF

O único problema dos coolers padrão da Intel encontra-se no ruído. Estes são mais barulhentos que um cooler de qualidade (ou praticamente qualquer outro cooler). Também não são apropriados para o caso de realizar overclock.

 

Mas, fora isso, são os coolers que são fornecidos pela própria fabricante do processador, pelo que são bons para qualquer tarefa rotineira, mesmo que intensiva a nível do processador.


____________________________________________

Possível avaria no Cooler! Tugatechuserbar
Possível avaria no Cooler! 3
Possível avaria no Cooler! 2
TugaTech || Host TugaTech
https://tugatech.com.pt https://www.facebook.com/DJPRMF https://twitter.com/dj_prmf DJPRMF

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech