1. TugaTech » Hardware » Montagem, Dúvidas e Ajuda de Hardware

Siga-nos

Realize o Login na sua conta ou Registe-se para participar.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

gottsilva

Iniciante

Olá!

 

Registei-me no fórum pois li algumas discussões e pareceu-me bastante sólido e actual.

 

No entanto, estou a pensar regressar aos pc desktop após mais de 10 anos a usar desktop replacements e gostaria de colocar aqui algumas questões à medida...

 

Em primeiro lugar, sou um utilizador satisfeito de um macbook pro 17" de 2009 (intel), que me tem servido durante quase seis anos sem me limitar muito. Comprei-lhe um disco ssd e instalei-lhe tudo de novo, parece novo - só nos últimos meses começou a dar sinais de cansaço na bateria e mau contacto no teclado. Contudo, a evolução recente do mercado e do meu trabalho leva-me a pensar que já não faz sentido o "escritório portátil", sendo, até, limitante. Se tomar os 2000 euros de um macbook pro novo como medida, posso gastar o mínimo para reparar o "velho" e apostar num bom desktop. O sistema que uso mais continuou a ser sempre (isto parece ridículo) o windows, por causa do software de trabalho. Ah, e jogos Wink

 

Assim, após tantos anos, ando a refamiliarizar-me com o mercado de componentes para desktop (a ideia é uma solução personalizada). Passando às questões:

 

1) o macbook, quando o comprei, pareceu-me ter tão bom desempenho que me convenci de que não eram só os componentes, mas a arquitectura do computador que contava. Por isso, ainda hoje me pergunto, há alguma desvantagem em comprar um computador às peças, relativamente a um sistema concebido como um conjunto, incluindo sistema operativo?

 

2) caixa: pois... Wink é possível um i7 + gtx 980 não parecer uma fábrica? Vi muitas caixas que se vendem como "silenciosas" e fiquei interessado na Fractal Design XL, mas será tudo aquilo que pretende ser? Não gosto de luzes a mais e gosto do aspecto limpo.

 

3) processador: i7, mas qual? http://www.alientech.pt/index.php?cPath=180_1_334 Bem sei que o i5 é mais barato mas li que além da performance geral há coisas que os i7 fazem e os i5 não.

 

4) overclocking: podem-me explicar o que é, como se faz, se é simples de configurar, se é permanente ou dispara quando necessário, se é controlado pelo sistema operativo, se é uma modificação "3rd party" um tanto arriscada? Sei que é necessário um cooler adicional, mas o que faz e que características deve ter? Silêncio é importante. Tenho estes debaixo de olhohttp://www.alientech.pt/index.php?cPath=180_27_74&sort=&filter_id=35 (H55, h70 ou h90? há equivalente?). Overclocking é o mesmo que o turbo do processador? Vale a pena pensar nisso? Quanto pode/deve custar a mais?

 

5) placa gráfica: ASUS GEFORCE GTX980 STRIX DIRECTCU II OC 4GB GDDR5 - faz sentido outra 980? A diferença para a gtx 970 http://www.alientech.pt/product_info.php?cPath=180_19_20_395&products_id=26621 é muito grande? Porque o preço, é...

 

6) placa mãe: não me interessa SLI para já - será que pode vir a fazer a diferença daqui a uns anos? penso numa asus x99 sem sli. As placas de som integradas são aceitáveis? Há alguma razão para pensar em gastar numa placa de som à parte?

 

7) armazenamento: tenho pilhas de discos e gostava de montar uma parte como discos de dados mas, como disco principal, o que é melhor: um ssd só para sistema? um híbrido? no caso de jogos, fazem muito uso do disco? faz sentido ter os programas instalados no ssd e a memória virtual, pastas temporárias, etc num hdd? como é que se configura isso?

 

8) monitor, 23" LED, vale a pena ter alguma coisa em conta? são alimentados a partir da fonte do computador, ou à parte? Menos cabos seria bom.

 

9) fonte de alimentação: estão sempre a bombar a potência indicada (tipo 600W) ou fazem algum tipo de gestão?

 

10) RAM, 2800mhz compensa o preço?

 

No fundo, os maiores gastos parecem-se ser no processador e na placa gráfica. Aqui vai uma pergunta mais difícil: faz sentido comprar estes componentes em segunda mão? Por exemplo, escolher componentes do início de 2014 que apareçam "refurbished". É arriscado? Existe alguma garantia (tipo "usado com garantia")? Este material acusa "cansaço"?

 

Obrigado, cumprimentos

 

 

Ver perfil do usuário

DJPRMF

Administrador
avatar

Boas,

Bem vindo ao fórum.

 

Antes de tudo, e somente para ter uma ideia, está em quanto para o orçamento?

 

Mas indo por partes:

1- Neste caso, estamos a falar de duas arquitecturas diferentes em base. O macbook pro é um portatil. Se está a pensar montar um novo sistema por peças, será certamente um fixo. Neste caso depende da utilização que pretende, e que é óbvia: portabilidade ou desempenho.

Os sistemas portáteis, em comparação com um sistema fixo, possuem características inferiores. A titulo de exemplo, com 2000 euros compra um bom portatil, mas com o mesmo valor pode construir um sistema de topo bastante superior, mas fixo.

Desta forma, e respondendo directamente, compensa montar um sistema peça a peça para obter um maior desempenho pelo mesmo preço de um portatil, mas desta forma peca na portabilidade. Agora depende do que necessite da sua parte.

 

2- A caixa não é algo que, sendo sincero, deva ter em atenção. Existem caixas nos mais variados formatos e preços, mas não compensa gastar todo o orçamento numa caixa "XPTO" quando outra mais barata faz a mesma tarefa. Basicamente, desde que todos os componentes possam ser montados dentro da mesma, qualquer caixa serve.

A questão do sistema ser silencioso ou não, em parte também depende da caixa, mas é 90% da componente do hardware. Ou seja, não é por ter uma caixa de 100 euros que vai ser mais silenciosa que outra de 20 euros, mas sim devido às ventoinhas, cooler, ventoinha da fonte,etc...

Resumindo, a comprar eu recomendaria uma caixa barata, dependendo da loja onde adquirir os restantes componentes (para vir tudo em "uma vez").

 

3- Se procura um sistema de topo, então um bom i7 será a melhor escolha. Mas neste aspecto depende do orçamento. Existem muitos bons modelos i5 que se equiparam (ou até são superiores) a outros i7. Muitas vezes apenas pecam em pequenas características que possivelmente nem iria utilizar (como algumas tecnologias de virtualização,etc).

Mas, novamente, depende do orçamento e dos restantes componentes.

 

4- Se não sabe o que é o significado de overclock em base, sendo sincero, não recomendo que pense sequer em fazer no seu sistema. Apesar de, nos últimos anos, o overclock ser bastante seguro (e alguns fabricantes até incluem componentes com overclock de fábrica), ainda assim deve ter conhecimentos para o realizar e para saber quando parar ou como resolver qualquer problema que possa advir.

O overclock não é algo que clica num botão e o sistema faz. Necessita de possuir conhecimentos para alterar as opções da BIOS e necessita de saber como configurar tudo (o Google pode ajudar Smile )

No entanto, em resumo, se não sabe o que é, não recomendo que o faça no seu sistema.

 

5-  Tirando o fabricante, a base da GTX980 é sempre a mesma. A única diferença entre outros modelos é uma ou outra característica. Mas em base é a mesma placa.

A diferença de desempenho para a GTX 970 não é muito grande, mas, novamente, tudo depende do orçamento que possui.

 

6- Depende da utilização exacta que necessite. Se vai construir um sistema de topo, então será bom ter em mente possíveis configurações SLI ou Crossfire.

Quanto à placa de som, na maioria das motherboards não necessita de uma placa dedicada. A menos que seja "maníaco" pela qualidade ou possua um sistema de topo a nível de som/gravação, não compensa gastar dinheiro numa placa de som dedicada.

 

7- Novamente, o melhor disco depende da utilização. Um disco SSD garante velocidades mais elevadas e, consequentemente, um tempo de resposta mais reduzido. Neste sentido, estes discos são bons para instalar o sistema operativo ou programas que necessitem de uma velocidade de leitura/escrita elevada.

No entanto, a relação preço/capacidade ainda é elevada. Um disco SSD com uns quantos GB é muito mais caro que um disco regular na casa dos TB.

Pode perfeitamente conjugar um disco SSD com um disco regular e, desta forma, obter desempenho e capacidade de armazenamento.

O mesmo se aplica aos discos híbridos, embora estes também sejam um pouco mais caros do que um disco regular.

Não sei exatamente ao que se refere com a memoria virtual, já que não vejo onde isso se aplica neste caso. Mas, a utilizar a combinação SSD + Disco regular, o SSD deve ser utilizado apenas para o sistema e alguns programas essenciais. O disco regular, tendo em conta a capacidade, será melhor para instalar programas comuns ou onde o tempo de acesso/escrita não seja importante.

 

8- Existem "X" monitores no mercado. Novamente, depende da utilização pretendida e do orçamento. Quanto à ligação, à anos que não vejo um monitor ligado à fonte. Smile

Isso era algo dos antigos CRT. Nenhum monitor atualmente é ligado à fonte. Razz

 

9-  Apenas pela frase que colocou, penso que esteja a fazer alguma confusão. Smile

A fonte não utiliza constantemente o valor que é apresentado nas características e, em parte, não faz nenhuma "gestão" do gasto. Este valor (no exemplo, 600 watts) é referente à capacidade máxima que a fonte é capaz de "aguentar". Por ter uma fonte de 600W isso não quer dizer que vai estar a gastar os 600W a todo o tempo. Apenas gasta o que realmente os componentes necessitem.

Digamos que todos os componentes ligados gastam 300W. Apenas os 300W são utilizados, não os 600W.

A fonte deve ser adaptada aos restantes componentes, no entanto, para a maioria dos sistemas, uma fonte de qualidade com 600/700W é mais do que suficiente.

 

10- E mais uma vez, depende da utilização e do orçamento. Velocidade superior é sempre melhor, mas a menos que esteja a utilizar algum programa especifico que necessite de mais velocidade na RAM, a difrença que irá verificar, a nível prático, entre uma RAM dessa velocidade e outra mais reduzida traduz-se em uns quantos m/s. Mas, novamente, sublinho que depende da utilização. Smile

 

E, quanto ao comprar usado, não recomendo de todo se estivermos a pensar num sistema de topo. Nunca sabe qual é a utilização passada dos componentes e, por mais credibilidade que o vendedor tenha, a menos que o conheça pessoalmente e saiba o passado do componente, não arriscaria a recomendar comprar em segunda mão.

Quanto ao refurbished, estamos a falar de algo diferente. Estes componentes são, normalmente, aqueles que são colocados em expositores ou que foram devolvidos por alguma razão. Não apresentam problemas a nível da funcionalidade (na maioria dos casos), mas podem não ter toda a documentação, ou estarem no estado original. Não são propriamente usados...

Quanto à garantia, isso depende da loja onde for comprar. Mas, a comprar usados e a menos que o vendedor tenha algo a comprovar a mesma, não possuem garantia... Afinal, estamos a falar de usados. Razz

 

Cumps


____________________________________________




Não respondo a MP's de tópicos que podem ser colocados no forum. Ajude e seja ajudado por todos.
TugaTech | Host TugaTech
Ver perfil do usuário http://tugatech.com.pt https://www.facebook.com/DJPRMF https://twitter.com/dj_prmf DJPRMF https://plus.google.com/+PedroFernandes-DJPRMF?rel=author

gottsilva

Iniciante

Boa noite!

 

Obrigado pelas boas vindas e pela ajuda.

 

O meu orçamento está ainda dependente de perceber o valor dos componentes: vi computadores desktop a 6000 euros e francamente não compreendo - são mesmo 4 vezes mais eficazes, mais rápidos, mais fiáveis do que os de 1500 euros? Foi por isso que levantei algumas questões, tipo o interesse de ir para uma placa SLI ou crossfire. Em termos grosseiros, tentaria colar-me aos 1500 euros, para um bom i7 provavelmente com gtx 980. A questão está nos 200 euros que são na maior parte dos casos que vi o salto de um modelo para o outro, no processador e na placa gráfica, talvez até na placa-mãe. Não duvido de que os "saltos" resultem num sistema melhor, mas mantém (ou melhora) a relação qualidade-preço? um computador 30% mais caro será necessariamente 30% mais potente, mais fiável ou mais duradouro?

 

Volto aos detalhes:

 

1 - portabilidade: não é necessária. Quero recuperar o macbook pro para manter só como portátil e investir numa máquina para ter em casa, para uso quase permanente como máquina de trabalho e entretenimento.

 

2 - caixa: percebo que não é aquilo em que vale a pena gastar mais, mas queria insistir na "importância do meu silêncio". Passo muito tempo ao computador e mesmo o barulho das ventoinhas das geforce no macbook é demais para mim. Nos tempos do pentium 4 (portátil) era uma verdadeira tortura. Nem quero referir os malefícios do ruído branco constante, não - não quero ir por aí Wink Li que algumas caixas têm materiais com algum isolamento acústico, mas tendo todas elas aberturas (nem que seja as ventoinhas) percebo que o efeito dos materiais da caixa seja pouco relevante. Mesmo assim, vi caixas que fazem alarde de terem arrefecimento passivo, sem ventoinhas adicionais (sobrariam sempre as do processador e da placa gráfica). Serão de fiar? Passando ao hardware: ventoinhas de 140mm funcionam a menos rpm e são mais silenciosas do que de 120mm ou 100mm? A caixa tem que ter alguma preparação especial para esse tipo de ventoinha? Interessa-me mesmo o material menos ruidoso. Quanto pode custar uma caixa barata e ventoinhas de 140mm à parte? Vale a pena um cooler a água para o CPU, para fazer menos ruído? O CPU vem com cooler que é preciso substituir, ou sem cooler nenhum, só com radiador?

 

3 -  i7: 6 processadores? sim. do i7 5820 para o i7 5930 vejo apenas duas diferenças: 3,3GHz > 3,5GHz e 28 "max PCI express lanes" para 40 (o que é isto?) justifica-se a diferença de 200 euros no preço? vale a pena considerar modelos do ano passado? Os modelos "extreme" só interessam a overclockers?

 

4 - overclocking: sei o que é mas nunca o experimentei. Pelo que li fiquei com a ideia de que se está a tornar uma coisa comum e que até alguns processadores já vêm "desbloqueados" para o facilitar, daí que pensasse que se podia comprar tudo já mais ou menos configurado. Não sendo assim, admito que não me interessa.

 

5 - gráfica. A Asus gtx 980 strix parece-me interessante face a outras 980 porque diz que o DirectCU II é mais eficiente e mais silencioso do que outros sistemas para a mesma placa. Mas a 970 strix também pode valer a pena? Diferenças (970 para 980): CUDA Core 1664 > 2048 (o que é?); 1114MHz > 1178MHz (nota-se?) Mais uma vez, 200 euros de diferença. E outro sistema de arrefecimento, o windoforce 3x g1? Mais barulhento?

 

6 -  placa-mãe: asus x99. Da x99-A para a x99-deluxe e desta para a x99-e ws vale a diferença de preço? Todas suportam sli, que penso nunca vir a usar mas nunca se sabe. Fui à asus e vi a comparação, são inúmeras pequenas diferenças que não me dizem nada, se me ajudassem a perceber o que é que pode ser relevante... São só as componentes que diferem ou a arquitectura é diferente? Em que é que isso se reflecte no desempenho/durabilidade? (A asus afirma que a X99E-WS é mais fiável).

 

7 - disco: Consta que os SSD têm durabilidade limitada a 10k ciclos de escrita, não faço ideia o que isso quer dizer em anos? É que tenho um Crucial M550 no macbook, tem 1Tb e bem podia mete-lo no desktop e voltar ao disco antigo no macbook, que passarei a usar só como portátil e não como desktop replacer. Mas se a durabilidade for uma questão assim tão importante... cache, ficheiros temporários e isso tudo não faz um uso intenso do disco? Por outro lado, é não são o tipo de acesso frequente onde se nota mais a diferença da velocidade do disco?

 

8 - monitor: ainda nem pensei no assunto, quando tiver uma ideia do que posso comprar em hardware vejo o que sobra para o monitor Wink

 

9 - fonte: como saber o que é preciso para o hardware, incluindo eventual hardware externo; se montar uma placa preparada para SLI, não devia comprar logo uma fonte com folga também? E quanto aos decibéis da fonte, há diferenças grandes? O que seria uma fonte boa, com a potência aceitável para o que temos vindo a falar e... silenciosa?

 

10 - RAM: acho que iria para os 2800.

 

11 - pormenores: a qualidade dos cabos dentro do computador tem algum impacto? Vêm sempre com a placa-mãe e com os componentes? As caixas têm sempre slots para discos de 3,5 e 2,5? Existem caixas com baías de acesso fácil para meter discos como se fossem cartuchos?

Ver perfil do usuário

gottsilva

Iniciante

8 - monitor: o que são as características mais interessantes? qual é a diferença entre 3000:1 de contraste e 8.000.000:1 de contraste dinâmico? como é que os monitores diferem em termos de cor (e vibrance)? o tempo de resposta em ms é importante? O que é um valor aceitável? E a frequência de varrimento? Quanto à resolução, como estou habituado aos 1920:1200 do macbook, não me importava de ir para algo que mantivesse a mesma densidade de pixel, mas encarece brutalmente o monitor qualquer coisa acima de Full HD. Estou a apontar para um 24" máximo (pode ser menor).

 

se optar por um monitor de 144Hz e 1ms abaixo de 200 euros, estou a sacrificar outras características importantes? tipo este: http://www.alientech.pt/product_info.php?cPath=184_279_280&products_id=26473

 

9: fonte: entre uma de 25 euros e uma de 100 euros que promete ser silenciosa, só arrancar a ventoinha quando é preciso, ter componentes de alta qualidade, vale a diferença? Não só em termos de ruído mas em termos de durabilidade - é importante uma fonte de qualidade?

 

10 - RAM: 16Gb é suficiente para uma experiência de topo? é possível montar 2x8Gb em vez de 4x4Gb, pensando no futuro?

Ver perfil do usuário

DJPRMF

Administrador
avatar

Boas,

 

Pelas suas mensagens vejo um padrão que é importante sublinhar. Smile

Nem sempre um componente mais caro é indicativo de melhor qualidade ou desempenho.

 

Isto é um pouco geral mas quando novos modelos de algo chegam ao mercado, os preços são elevados. E com esta chegada, é normal que modelos mais antigos tenham alguma redução no preço.

Transpondo isso para componentes de um computador, é normal que encontre modelos mais recentes a preços muito superiores a outros que já possuem alguns meses.

 

Isso, no entanto, não quer dizer que esses componentes sejam superiores e, em suma, tudo depende da utilização pretendida. Existem muitos processadores de 200 euros que possuem o mesmo desempenho de outros a 100-150 euros, tirando uma ou outra funcionalidade que é provável nem utilizar.

 

O mesmo se aplica a nível da qualidade. Em exemplo geral, é capaz de encontrar muitos materiais da loja dos chineses que são capazes de durar mais do que outros de marcas com reputação no mercado. É um pouco subjectivo e depende do equipamento em questão.

Obviamente, é provável que equipamentos mais caros possuam uma qualidade superior em certos casos, mas isso não é uma "regra fixa".

 

Por fim, e tendo em conta as mensagens, aparenta possuir várias duvidas e sobre vários pontos que seriam muito longas para serem explicadas em detalhe aqui. Se realizar uma rápida pesquisa no Google certamente encontra a resposta a várias das suas questões.

Apesar de tentar ajudar, depois de ler rapidamente as suas mensagens aparenta possuir duvidas ou questões em quase tudo. Smile

Não é que não pretenda ajudar, mas muitas das suas questões podem ser respondidas se realizar uma rápida pesquisa no Google e em poucos minutos, já que necessitariam de muito mais tempo para serem todas respondidas aqui.

 

Voltando à mensagem, um sistema de 6000 euros é algo de topo (e sendo sincero, um exagero que apenas alguns podem ter). Não faz sentido ter um sistema destes a menos que realmente o pretenda ou necessite.

Pelo orçamento que referiu (1500 euros) qualquer sistema razoável que construa atualmente irá ter um desempenho bastante superior ao seu antigo Macbook. Smile

 

Indo pelos pontos para ser mais simples:

2- Note que irá sempre ter algum ruído, isso penso que saiba. Smile

Obviamente, existem caixas que fornecem "extras", mas o mais importante será efectivamente os componentes, como os coolers.

No arrefecimento passivo, o que deve ter encontrado seria relativamente aos coolers, não às caixas directamente. Smile

Se pretende uma utilização intensiva do sistema, os coolers passivos não são uma solução fiavel. Obviamente, estes são silenciosos, mas não possuem a mesma capacidade de arrefecimento dos restantes.

 

Existem dezenas de bons coolers no mercado. Não existe necessidade de investir uma nota negra num sistema de watercooling. Alias, existem alguns cooelrs baseados nos de watercooling que, apesar de não serem tão silenciosos como um kit watercooling, possuem quase a mesma capacidade de arrefecimento.

 

Quanto às ventoinhas, isso depende geralmente da ventoinha em questão, não do tamanho. O controlo da velocidade é um primeiro passo para poder controlar o ruído (e a maioria das ventoinhas suportam isso).

Por norma, ventoinhas mais pequenas possuem uma velocidade superior e, consequentemente, um ruido mais elevado. Mas não é uma "regra".

 

3- Lá está. Muitas vezes não se justifica o preço mais elevado apenas por meia dúzia de características que é provável de nem utilizar. Depende exatamente do orçamento e dos restantes componentes em geral. Mas não existe necessidade de pagar 300 euros por um processador quando outro de 200 euros faz o mesmo (apenas um exemplo). Smile

 

4- Muitos componentes já vem preparados para que possa realizar overclock, mas este ainda necessita de ser feito por si. E necessita sempre dos conhecimentos para tal.

 

5- Note que a velocidade é apenas uma das características. Deve ainda ter em conta o GPU utilizado, e que é diferente entre a 970 e 980. Mas, neste caso, a diferença de desempenho entre a 970 e 980 não é muito notável (atenção que depende da utilização pretendida).

O que altera será a nível dos fabricantes e uma ou outra característica destes. Considero que o DirectCU é um bom sistema de arrefecimento. O "silencioso" é, no entanto, um pouco subjectivo.

O que este sistema têm de diferente é que o cooler encontra-se em contacto directo com o GPU, o que permite um melhor arrefecimento com menos utilização da ventoinha.

A ventoinha ainda lá se encontra presente, e é ruidosa em velocidades elevadas, mas o facto de puder arrefecer o GPU a velocidades mais reduzidas contribui para  a redução geral do ruído. Smile

 

6- A X99-DELUXE é ligeiramente superior a nível da relação qualidade/preço. Mas, a poupar, qualquer uma das que foi referida é aceitável. Tirando uma ou outra característica, são praticamente o mesmo modelo.

 

7- A sua questão está um pouco confusa.. Smile

No entanto, os discos SSD são mais adaptados para os programas que necesitem de tempos de leitura/escrita mais reduzidos. Um dos exemplos é o sistema operativo e alguns programas que utilize frequentemente.

Não compensa, por exemplo, instalar o Office no SSD, a menos que se preocupe com o facto do Office arrancar em 2 ou 3 segundos a menos que num disco regular. Smile

Basicamente, servem para o sistema operativo e aplicações frequentemente utilizadas ou que necessitem de elevados volumes de escrita/leitura do disco.

Acho que não se deve preocupar com aspectos como a cache ou ficheiros temporários. Ninguem se preocupa com isso directamente. Smile

São ficheiros irrisórios que quase nada afectam o desempenho directo (a nível do sistema) do disco para pior ou melhor.

Quanto à "vida útil" do disco, o que refere está correcto. Como são baseados em memorias Flash, possuem um ciclo de vida limitado às operações de escrita/leitura. Mas, sendo sincero, para a generalidade dos casos é um valor superior aos anos de vida que ainda possui pela frente, pelo que não me preocuparia muito nesse aspecto. Very Happy

 

8- Todas as questões que colocou são boas para serem colocadas no Google (em ingles para obter mais respostas) Very Happy

Novamente, não é por não querer responder, mas existem milhares de resultados para essas questões na pesquisa e que explicam melhor do que eu iria estar aqui a escrever, basta perder uns minutos a procurar. Smile

No entanto, em geral, isso depende da utilização que necessite exatamente.

 

9- A fonte e a base de qualquer sistema, pelo que recomendo que não aposte em fontes de 25 euros. Smile

Certamente que marcas baratas não possuem a mesma qualidade geral do que outras mais conceituadas e outras fontes mais caras. Comepensa gastar 80-100 euros numa fonte de qualidade do que poupar para os 30 euros numa fonte barata e acabar por ter prejuízos futuro mais avultados.

Na maioria dos sistemas não utilizará mais do que 350-400 watts (e isto já a "puxar" um pouco dos valores). Obviamente, SLI ou crossfire necessitam de mais.

Uma fonte de 500-600 watts mantém uma boa margem de manobra para pequenos upgrades. Mas para algo como o SLI já necessitaria de algo próximo dos 800W, apenas para manter a mesma margem futura de upgrades noutros pontos.

 

10- 16GB será mais do que suficiente para qualquer sistema. Não faz sentido mais ram no aspecto domestico. Smile

E o facto de ser 2x8GB ou 4X4G dependerá da motherboard...

 

11- Sinceramente, os cabos não seria algo com que me preocuparia. A menos que sejam da "loja dos 300", são aceitáveis. Very Happy

Nem todas as caixas possuem as duas slots, mas em 90% dos casos devem possuir, pelo que não será algo a procupar-se.

Por fim, quanto à baia dos discos, necessita mesmo disso? Se fosse um servidor, ainda compensaria algo assim, agora para um sistema domestico não vejo qualquer utilidade em utilizar este tipo de baías para os discos (e somente iria elevar o preço da caixa desnecessariamente).

 

Para finalizar, recomendo que preencha isto: http://tugatech.com.pt/t15410-formulario-pedido-para-pc-s-completos

Assim será mais facil criar uma sugestão para o sistema final Smile

 

Cumps


____________________________________________




Não respondo a MP's de tópicos que podem ser colocados no forum. Ajude e seja ajudado por todos.
TugaTech | Host TugaTech
Ver perfil do usuário http://tugatech.com.pt https://www.facebook.com/DJPRMF https://twitter.com/dj_prmf DJPRMF https://plus.google.com/+PedroFernandes-DJPRMF?rel=author

gottsilva

Iniciante

Boas!

 

Em primeiro lugar, claro que estou também no google a pesquisar. As dúvidas que aqui coloco já decorrem dessa pesquisa e a razão de as colocar aqui é poder receber alguma resposta vinda da experiência de alguém, que é sempre melhor do que simplesmente ler. Como as respostas que já recebi e que desde já agradeço Wink Muitas vezes é importante simplesmente confirmar uma intuição, como a de que um componente com 6 meses pode já estar muito mais barato e não ser muito inferior a um que saíu ontem Wink

 

Para quase tudo o que é asus ou intel fui aos sites e fiz comparações horizontais, concluindo muitas vezes que as diferenças são pontuais (o importante é saber se justificam o investimento).

 

Mas aceito a sugestão e aqui fica o formulário (só não abro um novo tópico Wink Nos casos em que vi algum componente que me interessa incluo a referência.

 

1- Qual o orçamento disponível?

 

1500 euros



2- Quando irá comprar o computador?

 

brevemente - admito esperar 1 mês se for provável que a configuração escolhida hoje fique mais barata em janeiro, ou mesmo fevereiro.



3- Qual o tipo de computador?

a. Desktop fixo

 

4- Qual será a funcionalidade do PC?

- trabalho (arquitectura, 3d, importa a fiabilidade por se tratar de uma ferramenta imprescindível)

- jogos



5- Daqui a quanto tempo pretende actualizar o PC?

bastante. sem excluir possíveis upgrades de componentes, considero, como exemplo, que o investimento no macbook que fiz há 5 anos compensou poque se traduziu em cerca de 500 euros gastos por ano (incluindo upgrades à memória e ao disco). sou profissional liberal e uso este tipo de contabilização para avaliar a rentabilidade da minha actividade. faço provisão para amortizar o equipamento em 3 anos mas tudo o que vier a mais é lucro bem vindo.



6- Pretende manter algum componente do sistema atual?

- disco ssd 1tb crucial m550

 

7- Possui preferência sobre alguma marca ou fabricante?

asus para a maior parte do hardware, talvez para o monitor



8- Irá realizar Overclock?

não



9-Pretende comprar numa loja física ou on-line? Possui preferência por alguma loja?

para tirar o maior rendimento penso definir os componentes e comprar cada um ao vendedor que ofereça o melhor preço (portes de envio incluídos, claro). Mas aceito negociar a compra na totalidade desde que o preço final seja vantajoso e, nesse aspecto, não tenho preferência por loja.



10- Irá pedir para montar o PC na loja?

 

Não.



11- Possui alguma configuração em mente?

mais ou menos, vou responder aos pontos agradecendo à partida qualquer crítica.

 

12- Processador

b. Desempenho/Preço

inclino-me para o i7-5930K mas admito compromisso se não se justificar a diferença de preço para o i7-5820K. Desempenho/preço Wink



13- Motherboard

a. ATX

inclino-me para a ASUS X99 DELUXE, mas a diferença para a X99-A é quase só o ASUS Wi-Fi GO! e a conectividade/expandibilidade (comparadas as duas no site da ASUS). A deluxe pode ser mais expandível, logo, mais durável, certo?



14- Gráfica

d. Single card mas possível CF ou SLI no futuro

inclino-me para a ASUS GTX 980 STRIX ou ASUS GTX 970 STRIX, a questão toda é qualidade/preço. a diferença essencial está nos 2048 cores da 980 e 1666 da 970, fui ao google e li que sim, senhor, mais cores é bom mas não é o único critério... Queria perceber se o aumento de 20% no número de cores justifica um aumento de 80% no preço.



15- Disco Rígido

d. SSD

porque já o tenho (1Tb) e se não for inadequado para uso intensivo.



16- Drives

b. Leitor de Blu-ray ou HD-DVD

apenas porque não tenho de momento leitor de blu-ray em casa. também pode ser um leitor/gravador de dvd simples, já não considero os discos um meio de armazenamento prático e praticamente preciso só de leitura



17- Fonte

b. Margem para upgrades durante alguns anos



18- Caixa

d. Com estilo (Indicar a desejada ou semelhantes)

mas económica. aspecto semelhante a Nanoxia Deep Silence 5. esta vem com 3 ventoinhas de 140mm incluídas e sistema de controlo. http://www.pccasegear.com/index.php?main_page=product_info&cPath=25_1480&products_id=25582&zenid=80a88b024051a1315ab9400b1f56afe2



19- Precisa de alguma porta ou comunicação especial?

não



20- O orçamento inclui periféricos?

a. Monitor (Indicar o tamanho)

24", 1ms, 144Hz, brilhante, alto contraste, semelhante a http://www.amazon.co.uk/Asus-VG248QE-24-inch-LED-Monitor/dp/B00B19T7QC/ref=sr_1_5?s=computers&ie=UTF8&qid=1418202133&sr=1-5

de preferência mais barato mas sem comprometer o essencial



21- Precisa de sistema operativo?

a. Sim. Qual? prefiro o windows 7 64 mas pensando nos próximos anos, admito o windows 8.1 normal - vi a comparação com o pro na microsoft e não se perde nada de essencial. Mas detesto o "start screen", não me interessa o marketplace e tentaria configurar tudo para ficar igual ao windows 7, será possível?

Ver perfil do usuário

DJPRMF

Administrador
avatar

Neste caso, irei deixar duas configurações. A primeira é um pouco diferente do que têm vindo a ser referido, apenas para ter uma ideia de um bom sistema que pode ainda sobrar dinheiro para algumas melhorias. Smile

 

Processador: http://www.kuantokusta.pt/informatica/Componentes/Processadores/Intel-Core-i5-4690K-3-5GHz-p-1-362082

Motherboard: http://www.kuantokusta.pt/informatica/Componentes/Motherboards/Asus-Z97-PRO-Gamer-p-1-386075

RAM: 2x http://www.kuantokusta.pt/informatica/Componentes/Memorias/Kingston-8GB-HyperX-Fury-Blue-DDR3-1600Mhz-PC3-12800-CL10-HX316C10F-8-p-1-356241

SSD: http://www.kuantokusta.pt/informatica/Armazenamento-Interno/Discos-SSD/Crucial-256GB-MX100-2-5-SATA-III-MLC-SSD-CT256MX100SSD1-p-1-361958

Disco: http://www.kuantokusta.pt/informatica/Armazenamento-Interno/Discos-Rigidos/Seagate-1TB-Desktop-SSHD-SATA-III-64MB-7200rpm-ST1000DX001-p-1-319412

Gráfica: http://www.kuantokusta.pt/informatica/Placas-Video/Placas-Graficas/Asus-GeForce-GTX970-Strix-DirectCU-II-OC-4GB-GDDR5-PCI-E-90YV07F0-M0NA00-p-1-374910 (ou duas no caso de SLI)

Fonte: http://www.kuantokusta.pt/informatica/Caixas/Fontes-de-Alimentacao/Corsair-CX750-750W-p-1-242858

Caixa: Depende do gosto e da loja onde adquirir

Cooler: Se não for realizar overclock, o stock serve, mas tendo em conta o desempenho/silencio: http://www.kuantokusta.pt/informatica/Arrefecimento/Ventiladores-CPU/Cooler-Master-Seidon-120V-RL-S12V-24PK-R1-p-1-315606 OU http://www.kuantokusta.pt/informatica/Arrefecimento/Ventiladores-CPU/Cooler-Master-Nepton-280L-Liquid-Cooler-RL-N28L-20PK-R1-p-1-348658

 

A segunda configuração é mais "de topo", mas mais cara. Apenas irei indicar os principais, sendo que os restantes podem ser similares aos referidos na outra configuração:

 

Processador: http://www.kuantokusta.pt/informatica/Componentes/Processadores/Intel-Core-i7-5930K-3-5GHz-p-1-371795

Motherboard: http://www.kuantokusta.pt/informatica/Componentes/Motherboards/Asus-X99-Deluxe-p-1-371807

RAM: http://www.kuantokusta.pt/informatica/Componentes/Memorias/Crucial-16GB-Ballistix-Sport-2x-8GB-DDR3-1600MHz-BLS2CP8G3D1609DS1S00-p-1-245085

Gráfica: http://www.kuantokusta.pt/informatica/Placas-Video/Placas-Graficas/Asus-GeForce-GTX980-DirectCU-II-OC-Strix-4GB-GDDR5-PCI-E-90YV07D0-M0NA00-p-1-382072

 

No caso da gráfica, como "foge" um pouco ao orçamento, pode sempre utilizar a GTX970 anterior e/ou conjugar em SLI.

No monitor, o Asus referido é uma boa escolha e, sinceramente, não alteraria.

 

Cumps


____________________________________________




Não respondo a MP's de tópicos que podem ser colocados no forum. Ajude e seja ajudado por todos.
TugaTech | Host TugaTech
Ver perfil do usuário http://tugatech.com.pt https://www.facebook.com/DJPRMF https://twitter.com/dj_prmf DJPRMF https://plus.google.com/+PedroFernandes-DJPRMF?rel=author

gottsilva

Iniciante

Obrigado por toda a ajuda! Smile

 

Já tenho a minha configuração "de sonho":

 

processador: i7 5930k http://www.kuantokusta.pt/informatica/Componentes/Processadores/Intel-Core-i7-5930K-3-5GHz-p-1-371795

motherboard: asus x99 deluxe http://www.kuantokusta.pt/informatica/Componentes/Motherboards/Asus-X99-Deluxe-p-1-371807

placa gráfica: asus gtx 980 strix http://www.kuantokusta.pt/informatica/Placas-Video/Placas-Graficas/Asus-GeForce-GTX980-DirectCU-II-OC-Strix-4GB-GDDR5-PCI-E-90YV07D0-M0NA00-p-1-382072

fonte: corsair cx750 750w (amazon, belo preço)

caixa: fractal design define xl r2 http://www.kuantokusta.pt/informatica/Caixas/Caixas/Fractal-Design-Define-XL-R2-Black-Pearl-p-1-267702

RAM: corsair vengeance pro 2x8Gb DDR3 2400MHzhttp://www.kuantokusta.pt/informatica/Componentes/Memorias/Corsair-16GB-Vengeance-Pro-Red-2x-8GB-DDR3-2400MHz-CL11-CMY16GX3M2A2400C11R-p-1-317337

monitor: ASUS VG248QE http://www.kuantokusta.pt/informatica/Imagem/Monitores-TFT/Asus-VG248QE-p-1-272272

cooler: cooler master seidon 120V http://www.kuantokusta.pt/informatica/Arrefecimento/Ventiladores-CPU/Cooler-Master-Seidon-120V-RL-S12V-24PK-R1-p-1-315606

 

fica por €2200 pesquisando pelos melhores preços... e teria que acrescentar o custo do windows.

 

Se for por aqui não sobra nada para melhorias! Wink Onde posso fazer compromissos?

 

pela resposta anterior DJPRMF, depreendo que na placa gráfica, pensando no futuro em SLI (mas li que nem todo o software é compatível?).

A caixa pode ser muito mais básica, esta interessa-me porque tem bom aspecto e vem com 3 ventoinhas de 140mm e controlador. Bem procurei mas não encontrei outra e, se calhar, comprar uma caixa "bare bones" e as ventoinhas à parte, mais controlador, ficaria pouco atrás dos €120 que esta custa...

também estiquei um pouco a RAM, será que ficar pelos 1300MHz como sugerido não se iria notar diferença?

Ver perfil do usuário

DJPRMF

Administrador
avatar

Boas,

 

No geral fica um bom sistema. Um pouco acima do orçamento, mas um bom sistema. Smile

Se for para essa opção, não existe muito que necessite de melhorias, tirando talvez a drive de blu-ray (mas isso é apenas um investimento mínimo).

 

Quanto à placa gráfica, o único software onde poderá ter problemas é no mais antigo, criado, por exemplo, para o XP. Duvido que tenha problemas de maior devido ao SLI.

 

Quanto à RAM; é verdade que mais velocidade é melhor. E se assim puder comprar, otimo. Mas note que a que referi anteriormente era de 1600 Mhz, não de 1300 Mhz.

Na pratica, esta diferença é praticamente nula. Irá traduzir-se nuns quantos m/s de diferença nas tarefas que utilizem a RAM. Se costuma importar-se com os resultados dos testes de benchmark, então sim compensa. Fora isso, duvido que verifique diferenças "a olho nu"...

 


____________________________________________




Não respondo a MP's de tópicos que podem ser colocados no forum. Ajude e seja ajudado por todos.
TugaTech | Host TugaTech
Ver perfil do usuário http://tugatech.com.pt https://www.facebook.com/DJPRMF https://twitter.com/dj_prmf DJPRMF https://plus.google.com/+PedroFernandes-DJPRMF?rel=author

gottsilva

Iniciante

Mais uma vez obrigado pela ajuda. Depois dos sonhos de grandeza refreei um pouco o entusiasmo e optei por me chegar mais ao orçamento inicial de 1500€.

 

Configuração final:

 

Processador: i7 5820K

Motherboard: ASUS X99-A

Placa Gráfica: ASUS Geforce GTX 970 STRIX

RAM: Kingston HyperX Beast DDR3 SDRAM XMP Classe 11 2400 MHz 2 x 8Gb

Caixa: Fractal Design Define XL R2 Black Pearl

Fonte: Corsair CX-750W

Cooler: Cooler Master Seidon 120V

Monitor: BenQ 24' XL2411Z 144Hz 1ms

Drive DVD: Asus DRW-24F1ST 24x Bulk Preta SATA

Disco rígido: Crucial M550 1Tb SSD (já tenho).

 

Ficou tudo por €1632,04.

 

Alguns compromissos mas são 600€ a menos... Podia ainda ter renunciado ao monitor de 144Hz mas... enfim... Wink

 

Metade comprada em Pt - finalmente temos preços muito competitivos! Mesmo assim a amazon.fr abateu quase 100€ ao preço final - com a contrapartida de que os componentes deles chegam a 24/12 (se chegarem Wink e os outros vou buscá-los à loja amanhã!

 

 

Ver perfil do usuário

DJPRMF

Administrador
avatar

Boas,

 

no geral fica um bom sistema.

Deixe depois as fotos da "máquina". Very Happy

 

Cumps


____________________________________________




Não respondo a MP's de tópicos que podem ser colocados no forum. Ajude e seja ajudado por todos.
TugaTech | Host TugaTech
Ver perfil do usuário http://tugatech.com.pt https://www.facebook.com/DJPRMF https://twitter.com/dj_prmf DJPRMF https://plus.google.com/+PedroFernandes-DJPRMF?rel=author

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechBlog TugaTechBlog do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech