1. TugaTech » Programação, Scripts e Webmasters » Programação, Scripts e Webmasters

Siga-nos

Realize o Login na sua conta ou Registe-se para participar.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

#1 Sistema para controle de Validade - em Dom 22 Mar 2015 - 17:15

deyvisson

Iniciante

Olá pessoal!!!

 

Estou encaminhando em passos lentos ainda para o lado da programação, entretanto, não sei muita coisa e me sentiria bastante motivado em criar um sistema de controle de validade de produtos perecíveis e não perecíveis.

 

Onde eu trabalho esse processo é feito manualmente podendo gerar falhas no processo e necessita de bastante tempo e atenção.

Detalhes da Rotina:

O produto (Perecível e Não Perecível) chega no setor onde oestoquista encarregado recebe a mercadoria e confere validade, após o recebimento os dados do produto (nome. lote, validade, fornecedor, marca) é registrado manualmente em uma planilha. Saliento que pode haver diversas marcas do mesmo produto, vários fornecedores do mesmo produto e várias validades do mesmo produto.

Após registrar todos os produtos na planilha manualmente o estoquista entrega a mesma para o supervisor de estoque que por sua vez repassa os dados para o excel no computador que através de fórmulas é informado quando o determinado produto está preste a vencer.

O supervisor de estoque tem a obrigação de diariamente ligar o computador e abrir a planilha do excel para verificar se tem algum produto prestes a vencer, caso haja, tomar as devidas providencias.

Para evitar acumulo de repetição de dados na planilha (Ex: Vários prod. com mesma validade ou Vários produtos na planilha que já não existe mais dentro do estoque), quinzenalmente é feita uma contagem de estoque e aferida a validade de todos os produtos existente no estoque (Físico) para posteriormente confrontar com os dados da tabela do excel. Dessa forma a planilha é atualizada.

 

Minha proposta:

 

Criar um sistema que faça o controle de validade de forma mais eficiente, talvez, com as seguintes ações:

Um sistema de login onde poderá ser identificado quem utilizou e quais registros foram feitos.

No recebimento informar os dados do produto direto no sistema (evitar que o mesmo serviço seja feito duas vezes, uma pelo estoquista e outra pelo supervisor de estoque)

Evitar que o mesmo produto seja registrado varias vezes. (Para o sistema somente o controle de validade do produto é o que importa)

Gerar relatório de quem alterou a planilha nos últimos dias, meses ou ano.

Gerar relatório dos produtos que estão prestes a vencer.

Fazer pesquisa por nome do produto e ver qual a validade está próximo.

Fazer pesquisa por fornecedor

 

É mais ou menos por aí galera, será que vocês poderiam me ajudar dando dicas de como criar esse sistema?

Qual seria a melhor linguagem?

Como eu deveria fazer para dá saída dos produtos do sistema?

Qual seria o melhor Banco de Dados?

É muito complexo esse sistema?

 

Modelo de planilha utilizada atualmente.

==========

  Anexo: Rastreabilidade de estocaveis (1).pdf

==========

 

Ajuda aí galera, Obrigado!!!

 

 

Ver perfil do usuário

#2 Re: Sistema para controle de Validade - em Dom 22 Mar 2015 - 17:45

Aprendiz

Avançado
avatar

Boa tarde,

 

Em primeiro lugar seria pertinente saber onde é que o sistema iria ficar: num website? Correr num computador normal com Windows? A resposta poderá depender de acordo com as suas especificações de implementação.

 

Mas há já algumas perguntas que consigo responder:

 

Qual seria o melhor Banco de Dados?

 

O Sistema de Bases de Dados não comercial mais usado é o MySQL, é o usado pela maior parte das aplicações web; pode armazenar os dados num servidor remoto e ir buscá-lo usando outra aplicação ou mesmo ter um servidor local de MySQL a partir do qual manipula os dados...

 

É muito complexo esse sistema?

 

Tudo quanto envolva criar relatórios, especialmente quando controlados pelo relógio do computador são complexos.

Operações como pesquisa, inserção ou manipulação de dados na base de dados não deverão ser complicadas, a menos que planeie fazer tudo numa linguagem de "baixo nível" como C, o que não recomendo de todo.

O sistema de login não é difícil de fazer. Nem tão pouco complexo. O problema nos sistemas de login é fazer com que sejam seguros, no sentido em que se houverem dados a viajar pela internet estes estejam bem cifrados.

 

Uma pequena chamada de atenção: é um projeto demasiado ambicioso no caso de estar a pensar realizar sozinho e ainda sem conhecimentos na área da programação. Estamos a falar de alguns meses de trabalho apenas para adquirir os conhecimentos necessários para esta implementação. Para a própria implementação iriam ser necessários outro conjunto de meses (é difícil fazer uma estimativa), mas se a sua ideia é fazer um produto polido, sem erros, com o objectivo de o comercializar... Temo que seja um pensamento irrealista...

 

PS: Todas as verificações de que fala ( um artigo ser introduzido duas vezes, etc... ) são feitos pelo próprio sistema de bases de dados - seja MySQL, Oracle, etc.

 

Cumprimentos,

Ver perfil do usuário http://goncalotomas.com

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechBlog TugaTechBlog do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech