1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

android google play scareware

 

A Google têm vindo a melhorar a segurança da sua loja de aplicações ao longo dos últimos meses, com regras mais restritas e verificações por possíveis aplicações maliciosas. No entanto, ainda é possível que algumas apps escapem a este controlo.

 

A empresa de segurança ESET revelou ter descoberto mais de 30 aplicações “scareware” existentes na Google Play, tendo as mesmas sido instaladas por milhares de utilizadores. Algumas destas aplicações encontravam-se na loja de aplicações há mais de 9 meses, contando com mais de 600.000 e 2,8 de utilizadores registados como tendo realizado o download das mesmas.

 

O principal alvo aparentava tratar-se do jogo Minecraft, sendo que as aplicações prometiam oferecer truques e dicas para o título. No entanto, quando o utilizador procedia à instalação, as mesmas apenas informavam que o equipamento possuía um falso vírus.

 

Diante deste aviso, os utilizadores eram aconselhados a enviarem uma SMS para um número de valor acrescentado, onde ficariam a pagar cerca de 5 euros por semana.

 

Apesar de todas as aplicações possuírem nomes e ícones diferentes, bem como tinham sido enviadas por contas de programadores diferentes, o formato de funcionamento era bastante similar, o que leva a crer que tenha sido a mesma pessoa a desenvolver todas as versões maliciosas.

 

Para além das técnicas para aliciar os utilizadores ao envio das SMS, as aplicações não apresentavam perigo imediato para os equipamentos. Da mesma forma, todas as aplicações foram entretanto removidas da loja pela Google.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech