1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados

Siga-nos

A Portugal Telecom começou esta semana a testar uma tecnologia que vai permitir guardar o conteúdo de um disco rígido de 200 GB, num servidor remoto, em três minutos. A operadora portuguesa é, depois da Verizon, nos Estados Unidos, a segunda empresa em todo o mundo a realizar testes piloto à 10G GPON (Gigabit Passive Optical Network). Na Europa é a primeira.

A nova tecnologia será quatro vezes mais rápida do que a rede de fibra óptica GPON construída até agora pela PT, que oferece 2,5 gigabites por segundo no downstream e 1,25 gigabits por segundo no upstream.

A 10G GPON oferece velocidades de banda larga de 10 gigabits por segundo em ambas as direcções, upstream e downstream, podendo ser utilizada para suportar oferta de serviços avançados e inovadores a utilizadores residenciais assim como a utilizadores empresariais.

Os testes agora iniciados estão a ser feitos conjuntamente com a Huawei e com a Alcatel-Lucent, que por sua vez mantém uma parceria com os mesmos propósitos com a norte-americana Verizon.

"Como os serviços e os requisitos de largura de banda continuam a evoluir rapidamente, é fundamental continuar a testar e avaliar as mais recentes inovações, o que é o caso da tecnologia 10G GPON simétrica que a Alcatel-Lucent está fornecer para este teste piloto", refere Alfredo Baptista, CTO da Portugal Telecom, num comunicado.
Sapo TEK

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech