1. TugaTech » Software » Análises, Dicas e Artigos sobre Software
Siga-nos

beatwhale

 

Quando falamos em streaming de músicas existem atualmente algumas opções no mercado, como é o caso do Spotify. No entanto terá sempre de passar por alguns conteúdos publicitários ou pagar por uma subscrição mensal. A alternativa? Youtube.

Porém, mesmo esta também possui desvantagens. E  é aqui que entra a aplicação BeatWhale, para ajudar na tarefa de realizar streaming de músicas diretamente do Youtube.

 

A aplicação, desenvolvida pelo programador português André Santos, permite consolidar o Youtube num leitor minimalista e simples de utilizar, ao estilo do Spotify. O utilizador poderá controlar o tipo de música que pretende ouvir ou criar listas especificas de reprodução.

 

O utilizador poderá procurar por qualquer música diretamente do Youtube, sendo a mesma transmitida pelo BeatWhale. A aplicação realiza a emissão direta da música, sendo possível inclusive visualizar o conteúdo do vídeo dentro da aplicação.

 

beatwhale

 

Através de uma interface de simples utilização, é possível selecionar o tipo de música favorito, sendo apresentado um conjunto de opções. Obviamente, é também possível pesquisar por um artista ou nome da música específica.

A opção "Discovery" permite aceder rapidamente a um conjunto de músicas populares sobre os variados estilos musicais, excelente para quem pretenda conhecer novas música ou ouvir os êxitos do momento.

 

discovery beatwhale

 

O sistema de Playlists permite criar listas de reprodução específicas, que poderão ser posteriormente reproduzidas automaticamente. O processo de adicionar uma música é tão simples como arrastar a mesma para a lista pretendida.

 

beatwhale

 

A aplicação, além de ser totalmente gratuita, não possui qualquer tipo de publicidade. Porém, ainda se encontra em fase de desenvolvimento (Alpha).

Apesar de a aplicação ser relativamente estável, existem algumas melhorias que ainda necessitam de ser feitas (e provavelmente serão com o continuar do desenvolvimento da mesma).

 

Uma das que mais expressivas que verificamos encontra-se nos botões de Minimizar, Maximizar e Fechar.

Estes obedecem ao design da aplicação, mas no caso da versão para Windows, poderão confundir os utilizadores. Os botões são baseados em cores, sendo que o botão verde equivale a “Maximizar”, o amarelo a “Minimizar” e o vermelho a “Fechar”. No entanto encontram-se distribuídos num formato diferente do que existe no restante sistema, como se pode verificar na imagem em seguida:

 

beatwhale

 

Por este motivo, o instinto da maioria dos utilizadores passa por clicarem no “Maximizar”, quando na aplicação do BeatWhale este equivale a “Minimizar” para a barra de tarefas. Mas ultrapassado este pequeno problema, todo o design é bastante atrativo e minimalista.

 

Em falta encontra-se também a impossibilidade de adicionar rapidamente uma música a uma determinada playlist, bem como a falta de playlists pré-criadas. Seria interessante encontrar algumas playlists já criadas quando seleccionado um determinado estilo musical, para facilitar a tarefa de reprodução.

 

Por fim, é importante voltar a sublinhar que o BeatWhale encontra-se atualmente em versão Alpha. É possível que ocorram erros ou problemas adversos. Da mesma forma, as futuras versões poderão contar com bastantes alterações e novidades (ficaremos atentos para analisar as mesmas no futuro).

Durante os testes do TugaTech não verificamos nenhum problema aparente na versão do Windows 10 (64 bits) e Mac, mas fica o aviso que podem ocorrer erros ou encerramentos inesperados durante o desenvolvimento.

 

No topo

- Spotify gratuito em formato Youtube

- Design apelativo

- Simples de utilizar

- Código fonte disponível publicamente

- Disponível para Windows (32 e 64 bits) e Mac OS

 

A melhorar

- Apenas no idioma em Inglês.

- Botões da janela confusos no Windows

- Atualmente sem playlists automáticas/pré-criadas

 

> Site Oficial: BeatWhale

> Download:

Windows (32 bits) - Download - VirusTotal

Windows (64 bits) - Download - VirusTotal

Mac - Download - VirusTotal

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech