Foi no dia 26 de Abril de 1999 que o conhecido vírus “Chernobyl”, destinado a sistema Windows, começou a destruir milhares de sistemas em toda a Ásia e Europa.
Numa altura em que o Windows 98 era o principal sistema operativo, o vírus Chernobyl estava já presente em milhares de sistemas por todo o mundo. Mascarando-se de uma aplicação fidedigna, como a calculadora, o vírus estava configurado para ser executado apenas depois do dia 26 de Abril de 1999.
Originalmente criado por Chen Ing-hau, estudante na Universidade de Tatung, o mesmo tinha sido criado como um ataque directo às afirmações sobre a eficácia dos software antivirus por parte dos principais programadores dos mesmos. O vírus acabou por ser distribuído mundialmente após ter infectado centenas de computadores na Universidade onde se encontrava.
Atingindo esta data (ou qualquer outra posterior), o vírus era automaticamente ativado, procedendo com a eliminação de todos os dados do sistema. Este poderia mesmo infectar as BIOS das motherboards, levando a danos permanentes nas mesmas e à impossibilidade de ligar novamente o computador.
O vírus teve impacto em mais de 60 milhões de sistemas em todo o mundo, tendo também ficado conhecido por ser um dos primeiros a infetar diretamente a BIOS.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!