Enquanto que os jogadores de Pokémon Go estão um pouco desiludidos com as recentes atualizações, as aplicações maliciosas a aproveitarem a popularidade do nome continuam a surgir.
De acordo com a empresa de segurança ESET, foram recentemente descobertas diversas aplicações falsas do Pokémon Go dentro da Google Play Store. A grande maioria das mesmas utiliza técnicas de “scareware”, as quais alertam o utilizador para supostas infeções e a necessidade de descarregarem software de terceiros para limpar o sistema.
Outras aplicações são mais graves, levando ao envio automático de mensagens para serviços de valor acrescentado, ficando o utilizador a pagar um valor semanal para usufruir de algo que não necessita de todo.
Os casos mais graves encontram-se em aplicações descarregadas a partir de fontes não oficiais, ou seja, fora da Google Play Store. Nas infeções detetadas destas aplicações, a grande maioria tinha como objetivo permitir o controlo remoto do dispositivo.
Como sempre, é recomendado que as aplicações sejam sempre instaladas a partir de fontes oficiais. E, mesmo neste formato, certifique-se que verifica as classificações e comentários para identificar potenciais fraudes.
Via ESET
Nenhum comentário
Seja o primeiro!