1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados

Siga-nos

Realize o Login na sua conta ou Registe-se para participar.

disco rigido interior

 

Estamos a entrar numa era em que nem mesmo desligando completamente o acesso à Internet um sistema fica livre de ser atacado...

 

Recentemente, um grupo de investigadores da Universidade Ben-Gurion (Israel) revelaram ter conseguido obter diversa informação de um sistema utilizado nada mais que o disco rígido, concretamente o ruído que este produz.

Os investigadores desenvolveram um sistema, apelidado de DiskFiltration, que pretende filtrar o ruído produzido por um disco rígido, obtendo assim informação do mesmo. E para o conceito apenas foi necessário utilizar um smartphone, de forma a captar o ruído produzido pelos discos durante a leitura/escrita (e supondo que não se trata de um SSD, obviamente).

 

De acordo com os investigadores, um malware elaborado para este sistema pode utilizar o disco rígido para produzir certos sons, os quais poderão ser capturados por qualquer equipamento próximo e, desta forma, ser obtida diversa informação.

 

 

Por enquanto, este sistema ainda é bastante rudimentar. Qualquer ruído externo, sobretudo de ventoinhas no computador, podem afetar o conteúdo. E os discos SSD ou Flash não estarão afetados, uma vez que não possuem qualquer conteúdo mecânico no interior.

 

Via ArsTechnica







Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechBlog TugaTechBlog do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech