Estamos a entrar numa era em que nem mesmo desligando completamente o acesso à Internet um sistema fica livre de ser atacado...
Recentemente, um grupo de investigadores da Universidade Ben-Gurion (Israel) revelaram ter conseguido obter diversa informação de um sistema utilizado nada mais que o disco rígido, concretamente o ruído que este produz.
Os investigadores desenvolveram um sistema, apelidado de DiskFiltration, que pretende filtrar o ruído produzido por um disco rígido, obtendo assim informação do mesmo. E para o conceito apenas foi necessário utilizar um smartphone, de forma a captar o ruído produzido pelos discos durante a leitura/escrita (e supondo que não se trata de um SSD, obviamente).
De acordo com os investigadores, um malware elaborado para este sistema pode utilizar o disco rígido para produzir certos sons, os quais poderão ser capturados por qualquer equipamento próximo e, desta forma, ser obtida diversa informação.
Por enquanto, este sistema ainda é bastante rudimentar. Qualquer ruído externo, sobretudo de ventoinhas no computador, podem afetar o conteúdo. E os discos SSD ou Flash não estarão afetados, uma vez que não possuem qualquer conteúdo mecânico no interior.
Via ArsTechnica
Nenhum comentário
Seja o primeiro!