Caso utilize o sistema de sincronização de passwords do Opera para guardar as suas passwords, será importante que reveja a segurança das mesmas. Isto porque, segundo a empresa, o sistema pode ter sido alvo de um ataque e consequente roubo de dados.
De acordo com o comunicado da empresa, foi detetado um acesso indevido aos sistemas de sincronização do navegador Opera. Apesar deste acesso ter sido rapidamente bloqueado, é possível que alguns dados sincronizados tenham sido acedidos pelos atacantes.
Entre estes dados encontra-se os nomes de utilizador e passwords de acesso a sites, bem como informação relativa à conta da Opera (como o email).
É sublinhado que as passwords estariam encriptadas de forma segura, sendo improvavel o acesso às mesmas, exceto sejam de relativa fraca segurança. Além disso, é ainda indicado que o problema afeta 0.5% da base de utilizadores do Opera, o que se traduz em cerca de 1.7 milhões de utilizadores (face aos 350 milhões de utilizadores ativos no navegador).
Por prevenção, a empresa encontra-se a requerer a modificação da password do Opera Sync a todos os utilizadores. Os utilizadores que não tenham o Opera Sync ativo não terão de realizar qualquer intervenção.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!