Sei que certamente pretende fazer uma boa compra, mas não deve começar a "complicar" o que não necessita, pois apenas vai causar ainda mais confusão
Ambos os sistemas são bons para o que pretende, e sem duvida que são de marcas reconhecidas e de qualidade.
Se for perguntar a "minha" opinião, eu recomendaria o Asus a pensar em longo prazo. Considero que esta fabricante possui componentes de maior qualidade e a assistência também é melhor pela minha experiência.
Mas isso não quer dizer que a HP seja má. Também já tive portáteis da HP que duram bastante tempo, alguns mais do que outros Asus que tive...
Em qualquer marca vai encontrar feedback positivo e negativo. Existem casos e "casos".
O facto de o "disco avariar" é muito genérico, porque isso pode acontecer em qualquer marca e com qualquer disco. É algo perfeitamente normal de acontecer, e é para isso que serve a garantia.
Não se baseie apenas porque o disco de fabricante X danificou-se mais depressa a marca vai ser pior...
Se o disco se estragar durante a garantia, e caso não tenha sido devido ao próprio utilizador (por exemplo, devido a uma queda do portátil), então a garantia é obrigada a trocar. Isto aplica-se seja HP, Asus ou qualquer outra... E possui tanta probabilidade de isso acontecer na Asus como na HP ou em qualquer outra (até em portáteis de "luxo").
E é aqui que entra o "não complicar". Obviamente, pretende-se que o portátil dure bastante tempo, mas não se baseie apenas em um ou outro feedback que lê online, porque ambas são marcas de qualidade, agora depende mais do sistema em si e do que seja melhor para si (não para os outros).
E, dos dois, acho que já foi referida a comparação nas respostas anteriores