Quantas vezes recebe aquele email de um empresário na China que quer transportar 9.000.000 dólares para outro pais, e necessita da sua ajuda? O spam está tão ligado ao email que qualquer utilizador com uma conta na Internet já recebeu algum tipo deste conteúdo. E parecendo que não, ainda existem casos de quem acredite no que é enviado, podendo resultar em perdas consideráveis.
Porém, agora existe uma maneira que, não ajudando a diminuir o spam, pode contribuir para fazer os utilizadores maliciosos perderem algum tempo, e consequentemente, evitar que causem danos a outros.
O serviço “Spamnesty” possui um conceito simples mas eficaz: utilizar inteligência artificial para criar um bot que responda a emails de spam.
Este bot faz uso da inteligência artificial para responder automaticamente aos remetentes do spam, fazendo-os perder tempo valioso que, doutra forma, poderia estar a ser utilizado para enviar ainda mais spam.
E o funcionamento não podia ser mais simples: quando receber uma mensagem de spam, basta reencaminhar o email para o endereço sp@mnesty.com . Não necessita de fazer mais nada!
Depois disso ainda poderá receber um email do sistema, a informar da correta receção e com um link que permite ver, em tempo real, todas as respostas que sejam, entretanto, colocadas.
O autor do sistema, Stavros Korokithakis, afirma que alguns remetentes responder 2 ou 3 vezes ao bot, mas outros chegam a enviar algumas dezenas de mensagens antes de desistirem em desespero. Pode aceder a algumas conversas recentes a partir deste link
De notar, porém, que o serviço ainda se encontra numa fase bastante primitiva. No entanto, o conceito é interessante e certamente que será uma boa ajuda para fazer perder tempo (e, quem sabe a longo prazo, reduzir o spam? )
Nenhum comentário
Seja o primeiro!