Em algo que parece ter sido retirado de um videojogo, hackers nos EUA conseguiram aceder ao sistema de caminhos de ferro da cidade de São Francisco (MUNI) durante o passado fim-de-semana.
De acordo com o portal San Francisco Examiner, o sistema começou a apresentar mensagens de erro na passada sexta-feira (dia 25), sendo que estas alternavam entre a “oferta” de bilhetes a mensagens genéricas de erro sobre “fora de serviço”. Os relatos apontam que o sistema aparenta ter sido alvo de um ataque de ransomware, já que vários utilizadores relataram ter visto uma mensagem em vários terminais a requerer o pagamento para recuperar acesso aos dados encriptados.
Um porta voz da empresa já confirmou o ataque, indicando apenas que as pessoas responsáveis pelo sistema se encontram a trabalhar para restaurar a normalidade.
Em entrevista ao San Francisco Examiner, o hacker responsável pelo ataque afirma que se encontra aberto a conversações com a MUNI. O mesmo afirma ainda que os sistemas utilizadores se encontravam totalmente abertos a ataques externos, sendo que alguns não eram atualizados desde 2000.
Ainda se desconhece como a MUNI ira resolver a situação, não existindo, até ao momento, qualquer informação oficial e adicional do caso.
Fonte San Francisco Examiner
Nenhum comentário
Seja o primeiro!