A RIM começou hoje a aceitar aplicações para o seu tablet Blackberry, o PlayBook. Depois da disponibilização do kit para desenvolvimento, os programadores podem agora submeter as suas propostas a incluir na loja de aplicações para o novo dispositivo da fabricante.
Para o efeito foi criado um portal, com acesso a partir da BlackBerry App World. A acompanhar o lançamento da plataforma, a empresa apresentou também uma campanha em que desafia os programadores a conseguirem que as suas propostas sejam aprovadas e disponibilizadas na loja de aplicações antes do lançamento do equipamento no mercado norte-americano, habilitando-se a ganhar um tablet.
A novidade assume-se como mais um indicador de que estará para breve o lançamento comercial do equipamento, que é esperado ainda no primeiro trimestre de 2011, com a estreia a acontecer nos EUA.
A entrada da RIM no mercado dos tablets será feita com um equipamento de 7 polegadas, cujo preço deverá ficar abaixo dos 500 dólares, segundo as informações que vêm sendo avançadas pelos meios especializados.
Apresentado em Setembro deste ano, o PlayBook, que conta com um LCD WSVGA (resolução 1024 x 600) apresenta, entre as funcionalidades próprias do sistema operativo BlackBerry Tablet OS, a possibilidade de ser usado como uma extensão do ecrã dos telefones BlackBerry.
Uma das últimas novidades apresentadas foi a disponibilização de uma nova versão do software que permite aos programadores desenvolverem aplicações para o tablet. A actualização da versão beta do BlackBerry OS DSK para Adobe Air, assegura compatibilidade com Flash Builder 4.5 (Burrito/Flex Mobile) e adiciona funcionalidades de drag and drop simplificando o desenvolvimento de aplicações para o dispositivo, realça a RIM. A última versão do SDK é também compatível com Windows 64 bits e inclui um simulador para Linux.
Sapo TEK