Venho de ambiente OS X onde usava o programa Carbon Copy Cloner, que semanalmente fazia um backup incremental de todo o meu disco para um HDD externo. Este backup permitia-me, caso necessitasse, arrancar do HDD externo, tal como do interno se tratasse. @DJPRMF, esta situação que eu descrevo é possível em Windows com algum dos programas que sugeres em cima?
Além deste backup incremental que menciono em cima, eu também usava o Time Machine do próprio OS X e estas duas soluções sempre me safaram de qualquer imprevisto, em 10 anos de uso. Pergunto igualmente se existe alguma solução equivalente ao Time Machine para Windows. Obrigado!
DJPRMF escreveu:Boas,
Para uma explicação mais detalhada, talvez seja melhor criar um novo topico, já que difere um pouco deste.
No entanto, pessoalmente eu não sou muito a favor de copias incrementais da totalidade do disco de sistema (para ambientes domésticos, claro). Além de ser um processo que demora consideravelmente mais tempo a ser finalizado, está a realizar backups de muita coisa que não é necessária. O Windows e programas criam centenas de ficheiros de "lixo" que são armazenados.
Estar a fazer copias incrementais destes ficheiros é tempo perdido e completamente desnecessário. Sim, possui a vantagem de ligar o disco quando pretender e está tudo lá como se fosse um segundo disco, mas é um processo consideravelmente mais exigente em nível de recursos e tempo dispensado.
Dentro do incremental, embora não seja destinado a uma copia integral de todo o disco, o Crashplan é uma boa opção (a versão gratuita permite o backup para discos externos, a pagar é colocado na Cloud).
Cumps