1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

malware android

 

A empresa de segurança Lookout Mobile Security, em parceria com a Google, descobriu recentemente que um dos mais avançados malwares de espionagem para iOS encontra-se agora também desenvolvido para o Android.

 

Conhecido como Pegasus, este spyware foi desenvolvido pelo grupo NSO Group e descoberto em 2015, tendo como principal objetivo infiltrar-se em sistemas de representantes governamentais.

Agora, uma variante para Android deste malware foi descoberta, tendo sido apelidada pela Google de “Chrysaor”. O malware é capaz de infetar um equipamento e capturar diversa informação do mesmo, incluindo conteúdos das chamadas, mensagens de texto, emails, contactos, imagens e vídeos, e até as teclas que são pressionadas no sistema.

 

Tal como ocorre no Pegasus, este novo malware foi desenvolvido para infectar sistemas específicos, o que leva a crer que se trata de um software de espionagem desenvolvido com a ajuda de governos estrangeiros. A empresa de segurança Lookout afirma que foram identificados, pelo menos, 36 dispositivos infetados com o malware, todos associados com figuras importantes dos Emirados Árabes, México, Geórgia, Turquia e Israel.

 

Porém, ao contrário do que acontecia no iOS, em que o malware explorava vulnerabilidades no kernel do sistema, a versão para Android aproveita-se do root, algo básico do próprio Android. Uma vez que o root é um parâmetro básico deste sistema, é praticamente impossível corrigir a situação sem impacto nas funcionalidades principais do Android. Mas a Google já se comprometeu em ajudar as vitimas do Chrysaor, bem como em lançar ferramentas para identificar e evitar a infeção.

 

Apesar de funcionarem de forma automática e remota, o processo de instalação ainda envolve que os utilizadores realizem tarefas manualmente no sistema, seja a partir de outras aplicações maliciosas ou através de publicidade maliciosa direcionada às vitimas.

 

Fonte ZDNet

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech