A Google lançou uma nova atualização de segurança para o Android, focada em corrigir uma falha zero-day de extrema importância, que poderia ser usada para instalar spyware em sistemas comerciais.
A falha explora uma vulnerabilidade no kernel do Linux, que pode permitir aos atacantes obterem permissões elevadas dentro do sistema, e usarem as mesmas para a instalação de spyware sem a interação dos utilizadores.
De acordo com o relatório da Google Threat Analysis Group (TAG), esta falha foi identificada durante o mês de março, e acredita-se que esteja a ser ativamente usada para ataques contra dispositivos no mercado, a grande maioria da Samsung.
Os investigadores da Google atribuíram a exploração da falha a um grupo de hackers em Espanha, conhecido como Variston. De momento, acredita-se que a falha esteja a ser explorada para ataques diretos contra potenciais vítimas de interesse para os atacantes.
A correção desta falha foi lançada como parte do pacote de atualizações de Maio do Android. Este pacote deve começar a ser disponibilizado para os sistemas afetados dentro dos próximos dias – embora possa ainda demorar algum tempo a chegar a todos os dispositivos suportados, tendo em conta o processo de aprovação do mesmo.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!