1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware

Siga-nos

Realize o Login na sua conta ou Registe-se para participar.



Melhor do que explicar, o melhor é ver. Neste endereço - http://vimeo.com/8660060 - o leitor poderá entender melhor o que é o que permite fazer a SenseWall. Durante a demonstração é possível ver os jovens investigadores a tocarem, simultaneamente, na superfície que tem 3 metros de comprimento e 1,5 m de altura.

Em comunicado, os investigadores indicam que a fabricação desta “parede” interactiva é um “grande avanço para as tecnologias de interacção multi-toque”.

Deste projecto já resultaram dois produtos: o Touchbloom, uma superfície multi touch transportável criada para a Microsoft Portugal que a utilizou para a demonstração do Windows 7 e o Puddle of Life, um jogo interactivo sobre a Teoria da Evolução, desenvolvido para o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra (cuja demonstração pode ser vista aqui: http://vimeo.com/9235692).

Outra característica importante desta nova solução tecnológica é a sua “flexibilidade”. “A SenseWall permite desenhar, a baixo custo, ambientes multisensoriais de grandes dimensões para inúmeras áreas, desde a educação, turismo e serviços até à gestão de mobilidade nos grandes centros urbanos”, sublinham os investigadores Miguel Antunes, Tiago Serra e Tony Gonçalves.

“Ver a nossa sombra ganhar vida, de repente, num processo de interacção em tempo real impressionante, voar pelo globo terrestre, mergulhando no Google Earth, manipular conteúdos multimedia ou mesmo criar música e murais são alguns dos exemplos disponíveis nesta enorme parede tecnológica”, indicam igualmente os responsáveis.

A SenseWall está actualmente instalada no campus do Departamento de Engenharia Informática (DEI) da FCTUC para que toda a comunidade académica possa dar asas à sua imaginação e desenvolver novas aplicações interactivas.

Mário Zenha Rela, coordenador da investigação, indicou igualmente em comunicado divulgado pela mesma faculdade que “o que torna este projecto único é a integração, pela primeira vez, de várias tecnologias num único dispositivo de grandes dimensões, proporcionando diferentes tipos de interacção rápida, até aqui dispersos. O resultado da integração de um conjunto alargado de tecnologias como vídeo, som, RFID (identificação por radio frequência), bluetooth, wifi, e outras, representa um grande contributo para a generalização do acesso a novas formas de interacção, uma das mais promissoras áreas da ciência de computação pelo impacto que pode ter na vida quotidiana”.


Público







Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechBlog TugaTechBlog do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech