Melhor do que explicar, o melhor é ver. Neste endereço - http://vimeo.com/8660060 - o leitor poderá entender melhor o que é o que permite fazer a SenseWall. Durante a demonstração é possível ver os jovens investigadores a tocarem, simultaneamente, na superfície que tem 3 metros de comprimento e 1,5 m de altura.
Em comunicado, os investigadores indicam que a fabricação desta “parede” interactiva é um “grande avanço para as tecnologias de interacção multi-toque”.
Deste projecto já resultaram dois produtos: o Touchbloom, uma superfície multi touch transportável criada para a Microsoft Portugal que a utilizou para a demonstração do Windows 7 e o Puddle of Life, um jogo interactivo sobre a Teoria da Evolução, desenvolvido para o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra (cuja demonstração pode ser vista aqui: http://vimeo.com/9235692).
Outra característica importante desta nova solução tecnológica é a sua “flexibilidade”. “A SenseWall permite desenhar, a baixo custo, ambientes multisensoriais de grandes dimensões para inúmeras áreas, desde a educação, turismo e serviços até à gestão de mobilidade nos grandes centros urbanos”, sublinham os investigadores Miguel Antunes, Tiago Serra e Tony Gonçalves.
“Ver a nossa sombra ganhar vida, de repente, num processo de interacção em tempo real impressionante, voar pelo globo terrestre, mergulhando no Google Earth, manipular conteúdos multimedia ou mesmo criar música e murais são alguns dos exemplos disponíveis nesta enorme parede tecnológica”, indicam igualmente os responsáveis.
A SenseWall está actualmente instalada no campus do Departamento de Engenharia Informática (DEI) da FCTUC para que toda a comunidade académica possa dar asas à sua imaginação e desenvolver novas aplicações interactivas.
Mário Zenha Rela, coordenador da investigação, indicou igualmente em comunicado divulgado pela mesma faculdade que “o que torna este projecto único é a integração, pela primeira vez, de várias tecnologias num único dispositivo de grandes dimensões, proporcionando diferentes tipos de interacção rápida, até aqui dispersos. O resultado da integração de um conjunto alargado de tecnologias como vídeo, som, RFID (identificação por radio frequência), bluetooth, wifi, e outras, representa um grande contributo para a generalização do acesso a novas formas de interacção, uma das mais promissoras áreas da ciência de computação pelo impacto que pode ter na vida quotidiana”.
Público
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