1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
Siga-nos

overclock intel i9

 

Com o lançamento da nova linha de processadores i9, a Intel entrou num novo patamar no que respeita a desempenho final. E não demorou muito tempo para que os primeiros resultados de overclock venham a confirmar o poder destes processadores.

 

O reconhecido overclocker “der8auer” conseguiu utilizar o Core i9-7980XE, tendo colocado o mesmo a funcionar a nada mais que 6.1 GHz. De relembrar que o clock base deste modelo encontra-se nos 4.20GHz (Turbo boost).

Esta tarefa não foi fácil, porém. Para obter este valor, der8auer revê de recorrer a bastante pasta térmica, além de ser necessária a utilização de nitrogénio liquido para o arrefecimento do sistema. A pasta térmica teve de ser aplicada tanto no processador como na placa de circuito em redor do socket.

 

Este valor foi igualmente mais elevado do que “der8auer” tinha conseguido obter com o concorrente principal da AMD: o Ryzen Threadripper 1950X. No chip da AMD o overclock final ficou-se pelos 5.4 GHz nos 16 cores do mesmo, resultando num valor de 4514 pontos no Cinebench R15. O mesmo benchmark no i9-7980XE a 5.6 GHz obteve 5635 pontos.

 

clock do processador

 

O mais interessante, porém, encontra-se sobre a energia necessária para a façanha. De forma a conseguir manter a estabilidade do processador e ainda com um clock de 5.5GHz, o mesmo estaria a utilizar cerca de 70 amps a partir do rail de +12V da fonte. Isto indica que o processador apenas estaria a consumir cerca de 840W diretamente da fonte, mantendo a voltagem nos 1.45V. Quando o valor de clock atingiu os 5.8 e 6GHz, o consumo aumentou para uns elevados 1000W.

 

Obviamente, estes valores estão longe do que a maioria dos utilizadores alguma vez conseguira nos seus sistemas. Mas caso pretenda poderá ver toda a ação no vídeo em seguida:

 

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech