1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

OnePlus smartphone

 

A OnePlus não tem vindo a ficar bem vista nos últimos meses, nomeadamente no que respeita à privacidade dos utilizadores sobre as suas ROMs para equipamentos da mesma. E, recentemente, foi descoberto um novo caso que pode comprometer a privacidade dos conteúdos copiados pelos utilizadores.

 

A descoberta partiu do utilizador v1nc, que nos fóruns da empresa revelou que a versão beta do Android Oreo para o OnePlus 3T estaria a enviar os conteúdos em clipboard para um servidor na China, a partir de uma aplicação escondida sobre o nome “com.oneplus.clipboard”.

Esta aplicação tentava aceder à rede sempre que um conteúdo era colocado em copiado no sistema, enviando a informação para um servidor da empresa Alibaba na China.

 

imagem da app

 

De acordo com a OnePlus, esta funcionalidade deveria ser destinada apenas aos utilizadores na China, mas por lapso foi incluída na versão Beta do Android oreo para os utilizadores noutros países. A empresa garante que nenhum conteúdo pessoal é enviado para os servidores, e que esta situação é comum na China, mas que irá remover a funcionalidade em futuras atualizações.

 

Ficou, no entanto, por explicar o motivo pelo qual são recolhidos dados colocados no Área de transferência do sistema operativo e enviados para um servidor externo. De notar que os conteúdos da Área de transferência podem muitas vezes incluir dados comprometedores, como nomes de utilizador ou passwords, motivo pelo qual é considerado extremamente invasiva a recolha destes dados.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech