1. TugaTech » Software » Noticias de Software

Siga-nos

Realize o Login na sua conta ou Registe-se para participar.

meltdown e spectre

 

A grande maioria dos gigantes no mercado da tecnologia tem vindo a desenvolver as suas próprias correções para as conhecidas vulnerabilidades Spectre e Meltdown. A maioria leva sempre a uma perda de desempenho dos equipamentos, que em certos casos podem mesmo atingir valores de 50%.

 

No entanto, sem grande anúncios, a Google também resolveu estes problemas nos seus serviços, mas com a  diferença que não será aplicada qualquer perda de desempenho dos processadores afetados.

 

De acordo com o comunicado da empresa, a falha não foi simples de corrigir. Primeiro foi necessário corrigir a variante inicial do Spectre, a qual corrigia dois terços do problema. Porém, a última correção exigiria a desativação de serviços nos processadores afetados, o que levaria às conhecidas perdas de desempenho.

 

Invés de aplicar esta medida, a Google recorreu a uma técnica apelidada de “Retpoline”, onde basicamente os programas do sistema são modificados para garantir que a sua execução não pode ser explorada por um atacante externo.

Com isto, as vulnerabilidades puderam ser corrigidas na totalidade e sem qualquer impacto no desempenho final do hardware.

 

A Google já começou a disponibilizar a correção nos seus serviços, de forma transparente e sem impacto para os utilizadores. Além disso, a documentação desta correção também irá ser facultada a outros fabricantes livremente, o que deverá garantir um novo método para corrigir as temidas vulnerabilidades sem causarem impacto no desempenho final.







Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechBlog TugaTechBlog do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech