1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

meltdown e spectre

 

A grande maioria dos gigantes no mercado da tecnologia tem vindo a desenvolver as suas próprias correções para as conhecidas vulnerabilidades Spectre e Meltdown. A maioria leva sempre a uma perda de desempenho dos equipamentos, que em certos casos podem mesmo atingir valores de 50%.

 

No entanto, sem grande anúncios, a Google também resolveu estes problemas nos seus serviços, mas com a  diferença que não será aplicada qualquer perda de desempenho dos processadores afetados.

 

De acordo com o comunicado da empresa, a falha não foi simples de corrigir. Primeiro foi necessário corrigir a variante inicial do Spectre, a qual corrigia dois terços do problema. Porém, a última correção exigiria a desativação de serviços nos processadores afetados, o que levaria às conhecidas perdas de desempenho.

 

Invés de aplicar esta medida, a Google recorreu a uma técnica apelidada de “Retpoline”, onde basicamente os programas do sistema são modificados para garantir que a sua execução não pode ser explorada por um atacante externo.

Com isto, as vulnerabilidades puderam ser corrigidas na totalidade e sem qualquer impacto no desempenho final do hardware.

 

A Google já começou a disponibilizar a correção nos seus serviços, de forma transparente e sem impacto para os utilizadores. Além disso, a documentação desta correção também irá ser facultada a outros fabricantes livremente, o que deverá garantir um novo método para corrigir as temidas vulnerabilidades sem causarem impacto no desempenho final.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech