1. TugaTech » Software » Análises, Dicas e Artigos sobre Software
Siga-nos

pop_os

 

O nome “System76” pode ser reconhecido por alguns, sendo reconhecido pela criação de computadores destinados a uma utilização com sistemas operativos gratuitos. Apesar de a empresa utilizar maioritariamente o Ubuntu, desde o ano passado que começou a desenvolver uma solução própria que tambem merece reconhecimento: o Pop!_OS.

 

pop_os entrada login

 

Este sistema trata-se de uma variante do Ubuntu, sendo desenvolvido sobretudo para com os programadores, cientistas e utilizadores que gostem de “criar” conteúdos. O sistema possui uma interface GNOME personalizada, mas bastante apelativa para qualquer um.

 

interface sistema pop_os

 

 

A interface possui pequenos toques que não a tornam apenas apelativa ao olhar, mas também simples de utilizar e de organizar, facilitando as tarefas do dia a dia. A integração de uma loja de aplicações própria - similar ao que se encontra no Ubuntu - também facilita a instalação e descoberta de novas aplicações, sem que seja necessário recorrer ao terminal ou à instalação manual de pacotes.

 

aplicações pop_os

 

O sistema possui pré-instaladas algumas aplicações úteis. Apesar de não contar com uma lista extensa de aplicações prontas a utilizar, o número é bastante razoável para se manter o sistema limpo, sem muitos casos de aplicações desnecessárias logo à partida.

Além disso, o utilizador é sempre livre de instalar qualquer outra aplicação que pretenda, pelo que não será necessário um volume elevado logo no começo. Aplicações de produtividade pessoal, o Firefox, leitor de emails, agenda e uma aplicação de meteorologia são os principais destaques neste campo.

 

aplicações instaladas

aplicação meteorologia pop_os

 

O download pode ser realizado a partir do site oficial da empresa, estando disponível como versão de 64 bits para Intel/AMD e também numa variante com as drivers para sistemas de gráficas Nvidia.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech