1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

HoloISO

 

Se apenas pretende tirar proveito do sistema que se encontra na Steam Deck, e não propriamente do hardware em si, agora existe uma forma de o realizar: com o HoloISO.

 

O HoloISO é basicamente uma solução que permite instalar o sistema da Steam Deck, o SteamOS 3, em qualquer dispositivo, através do uso de um simples ficheiros de imagem do sistema.

 

De forma oficial, os utilizadores não podem simplesmente descarregar o SteamOS 3 e usarem o mesmo como qualquer outra distro do Linux. Mesmo sendo baseada em Linux, a distribuição encontra-se adaptada para ser usada apenas na Steam Deck.

 

No entanto, existe um local de onde se pode obter os conteúdos do sistema, através da Imagem de recuperação da Steam Deck. Normalmente esta imagem serve para reinstalar o sistema na consola da Valve, mas a equipa responsável pelo HoloISO decidiu aproveitar a imagem para criar a sua própria distro.

 

Basicamente, o HoloISO permite que qualquer pessoa possa usar o SteamOS em qualquer dispositivo – ou pelo menos em qualquer dispositivo que tenha uma forma de instalar software alternativo no mesmo.

A versão mais recente do sistema é baseada em Arch Linux – invés do Debian 9 que se encontrava nas versões anteriores do sistema. Com isto, muitos utilizadores podem estar já preparados para usar o mesmo se alguma vez tiveram experiência com o Arch.

 

steamOS holoiso

 

Segundo Adam Jafarov, programador responsável pelo projeto, o código e pacotes base são inteiramente da Valve, sem modificações. Tudo o que foi feito terá sido a adaptação da imagem de recuperação da Steam Deck para construir o ficheiro de imagem final do HoloISO.

 

O projeto ainda se encontra numa fase bastante inicial de desenvolvimento, e como tal, existem alguns bugs e problemas que podem ser verificados. Por exemplo, o sistema não funciona corretamente em computadores com placas gráficas da Nvidia ou Intel Arc, e existem também algumas falhas a nível da interface.

 

No geral, ainda se trata de uma versão bastante inicial, mas para quem pretenda experimentar a interface da SteamOS sem realmente ter de adquirir a Steam Deck, é sem dúvida uma boa aposta a realizar.

 

O TugaTech tentou instalar a mesma numa máquina virtual, e não foram verificados problemas de maior. No entanto, a distribuição pode ser perfeitamente instalada a partir de uma pen USB – embora seja necessário criar a mesma usando o BalenaEtcher, RosaImageWriter ou Fedora Media Writer.

Além disso, não existe forma de realizar o arranque “Live” da imagem, sendo necessário instalar o sistema no disco para tal.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech