Boas e Boa Páscoa!
Bom, esta questão depende muito do que já possua atualmente e de como se pretenda implementar, porque existem algumas opções. Vou partir do suposto que atualmente possui apenas um router, o qual recebe o sinal da operadora.
Primeiro, alguns routers permitem configurar duas ou mais redes sem fios separadas. A maioria dos routers das operadoras não permite isto (apenas possuem uma rede sem fios). Da mesma forma, não é algo universal. Uns permitem e outros não, portanto teria de ver nas definições
A segunda opção seria ter dois routers separados para cada rede wifi. Isto terá a vantagem de manter as duas redes totalmente independentes entre si (algo que pode trazer benefícios a nível da segurança). Como estão dois routers totalmente separados entre si, não irá ter quebras de desempenho. Além disso, a segurança será consideravelmente superior, mas é necessário um investimento maior (já que teria de comprar dois routers).
Se o router da operadora já fornecer ligação Wifi, então também pode utilizar essa para a rede interna e utilizar outro router para a rede pública. Dessa forma evita ter de adqurir dois routers separados e aproveita o que ja existe.
Estes são dois exemplos de algumas implementações mais simples para o que pretende, e com vista a manter o desempenho relativamente estável e por baixo custo.
Cumps