Apesar de toda a informação e alertas que os meios de comunicação realizam, de forma regular, ainda existem casos de utilizadores afetados por esquemas de suportes técnicos falsos – sobretudo em países como os EUA.
Aproveitando o desconhecimento de muitos utilizadores, estes suportes realizam o que é conhecido como “scam”, informando potenciais vitimas que os seus sistemas estão infetados ou a ser acedidos por terceiros. Normalmente as vitimas contactam as linhas de suporte falsas a partir de sites infetados ou popups aleatórios que surge na Internet, bem como em falsos anúncios publicitários.
Com isto em mente, a Google irá começar a aplicar medidas mais agressivas contra publicidade criada por falsos suportes técnicos. A partir do seu blog, a empresa revela que, no ano passado, foram removidos mais de 3.2 mil milhões de anúncios que violavam as regras de publicidade da empresa – o que representa mais de 100 anúncios por segundo.
Além disso, foi verificado um aumento no número de publicidade para suporte técnico falso, o que vai agora começar a ser bloqueado de forma mais agressiva a nível mundial.
Além desta medida, a empresa também garante que irá iniciar um programa de verificação manual, onde possíveis anúncios de suporte técnico vão ser analisados para se identificar se são legítimos ou não. Desta forma, ainda poderão surgir anúncios para verdadeiras empresas, os quais serão validados previamente pela Google antes de surgirem nas pesquisas.
Como sempre, é importante que os utilizadores tenham atenção quando contactam linhas de suporte técnico. Preferencialmente este contacto deve ser feito a partir de meios oficiais – como os sites das fabricantes ou empresas que venderam os sistemas – e não por terceiros desconhecidos.
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