1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

android gomas

 

Dez anos atrás, era apresentado ao mundo o T-Mobile G1, um dos primeiros smartphones no mercado a possuir o até então desconhecido sistema “Android”.

 

Produzido pela HTC, o T-Mobile G1 foi lançado nos EUA e continha um teclado QWERTY físico, conjugado com um trackball. Este seria a plataforma de teste para um sistema que, dez anos depois, é o mais utilizado no mundo dos smartphones.

 A primeira versão pública do Android continha várias falhas, mas a empresa rapidamente disponibilizou a atualização para o Android 1.5 Cupcake, que introduziu o Android Market com uma infinidade de aplicações, e o qual também veio mudar a forma como se instalava aplicações e jogos nos dispositivos. Mas o mais interessante neste sistema em comparação com o iOS da Apple seria a nível da personalização.

 

tmobile g1

 

Os utilizadores podiam controlar praticamente todas as definições do sistema, numa extensão que o sistema da Apple até então não permitia. Além disso, visto ser totalmente de código aberto, permitia aos programadores adaptarem as suas instalações conforme necessário.

 

Apesar de o G1 ter sido o primeiro equipamento com a versão inicial do Android, este apenas ganhou relevo no mercado com o lançamento do Motorola DROID, o qual já possuía o Android 2.0 e era visto como um sério concorrente ao iPhone da Apple.

Seguindo o sucesso do DROID, a própria Google também entrou no jogo com o lançamento do Nexus One, o qual possuía não apenas um hardware bastante poderoso para a época mas também marcou o início dor programa Nexus para a Google.

 

Avançando 10 anos, estamos atualmente no Android 9.0 (Pie), com o sistema a ser um dos mais dominantes no mercado dos smartphones. De acordo com os dados da empresa Statista, o Android encontra-se em 88% dos smartphones vendidos no mercado atualmente, em comparação com os 11.9% onde se encontra o iOS.

 

Dito isto, resta dizer: Parabéns pelo 10º Aniversário, Android!

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech