1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

firefox logo

 

Durante o dia de hoje a Mozilla disponibilizou uma nova versão do Firefox – a par com a revelação da parceria com a ProtonVPN. A versão 63 do navegador conta com um vasto conjunto de novidades, mas o grande destaque será dado à próxima versão 65.

 

De acordo com a empresa, o Firefox 65 será o primeiro navegador que irá começar a bloquear domínios que sejam utilizados para tracking de terceiros por padrão. Este meio de monitorização é utilizado por algumas entidades para seguirem os utilizadores sobre diferentes websites.

Ou seja, os sistemas de monitorização que sejam aplicados pelo próprio site não irão ser bloqueados, mas sim os que tenham origem em fontes de terceiros – por exemplo, o Google Analytics aplica-se nesta categoria, visto que pertence à Google mas é utilizado para monitorizar diversos outros websites externamente.

 

Até agora esta funcionalidade era disponibilizada, mas de forma opcional – sendo que os utilizadores poderiam ativar a mesma apenas se considerassem necessário. No entanto, a partir da versão 65 o bloqueio será aplicado por padrão a todos os utilizadores.

 

bloqueio tracking cookies firefox

 

Certamente ainda será possível desativar o mesmo, mas a empresa sublinha que o objetivo passa por fornecer aos utilizadores uma internet mais segura e rápida. Além de bloquear estes domínios, o Firefox também irá impedir o acesso do mesmo à API do navegador, o que poderia ser utilizado de forma mais agressiva para a monitorização.

Esta funcionalidade pode causar alguns problemas em determinados websites, o que será um dos motivos para ainda não ter sido ativada por padrão. No entanto, a empresa admite que a taxa de erros é relativamente reduzida – e os utilizadores podem sempre reportar sites que verifiquem problemas.

 

O Firefox 65 encontra-se previsto de ser disponibilizado a 29 de Janeiro de 2019. Obviamente, todos estes planos da Mozilla podem ainda sofrer alterações até essa data.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech