A Google tem vindo a trabalhar para começar a bloquear os cookies de terceiros com o Chrome, de forma a prevenir que publicidade e os sites em geral possam usar este formato de cookies – bastante vulgares para publicidade e tracking.
O Chrome já se encontrava a bloquear estes cookies por padrão, mas ainda dava a possibilidade dos utilizadores ativarem os mesmos no modo anónimo. Porém, com a recentes versões de teste do Chrome, parece que isso vai deixar de ser possível.
A empresa encontra-se a testar o bloqueio dos cookies de terceiros por padrão, incluindo também em janelas anónimas. Por agora, a mudança encontra-se apenas na versão do Chrome Canary, mas eventualmente deverá chegar para as restantes versões do navegador.
Esta novidade pretende ajudar a garantir mais privacidade para os utilizadores, fazendo parte da iniciativa “Privacy Sandbox” da Google, que tem sido aplicada na ideia de fornecer mais transparência sobre o tracking da publicidade e para evitar a recolha abusiva de informações.
De relembrar que o bloqueio de cookies de terceiros no Chrome era algo que a Google já se tinha vindo a preparar faz algum tempo. Desde finais de 2024 que a empresa começou a aplicar esta medida de forma mais efetiva.
Ao mesmo tempo, também o ano passado a Google confirmou que iria permitir mais controlo aos utilizadores sobre a forma como os seus dados são recolhidos pela internet, e que iria usar o Chrome como base para tal controlo.
De notar ainda que navegadores como o Safari e Firefox já bloqueiam cookies de terceiros por padrão, até mesmo fora das janelas anónimas do navegador.
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