1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
Siga-nos

teste cego MKHBD

 

Cada smartphone possui características técnicas diferentes a nível das câmaras, e cada marca tenta aproveitar o máximo de pontos positivos possíveis para destacar a vantagem dos seus sensores. No entanto, nem todas as câmaras são idênticas, e os resultados finais variam bastante.

 

Podia-se cair no erro de acreditar que fotos capturadas por dispositivos mais recentes tendem a ser mais fiéis e apreciáveis, mas não foi o verificado num recente teste feito pelo youtuber Marques Brownlee. Mais conhecido como MKBHD, o Youtuber realizou uma experiência cega para decifrar qual a câmara que melhor captura as fotos, tendo como base a votação feita por milhares de utilizadores na Internet.

Todos os testes foram realizados apenas com base nos gostos de cada um, sem detalhes técnicos por detrás de cada imagem.

 

O teste englobou o Pixel 3, iPhone X e XS, Galaxy Note 9, LG V40 e os Huawei P20 Pro e Mate 20 Pro. Também foram testados modelos de gama média, nomeadamente o BlackBerry KeyOne e Pocophone F1.

 

As imagens capturadas por estes dispositivos foram partilhadas para votação no Twitter e Instagram, sendo a decisão final dos utilizadores. De notar que estes não sabiam a que dispositivo correspondia cada imagem partilhada, o que sublinha o facto de ser um “teste cego”.

 

 

E os resultados finais podem surpreender alguns. Ao longo da votação, o resultado final acabou por ser uma luta entre o Mate 20 Pro da Huawei e o Pocophone F1 da Xiaomi, sendo que o modelo da Huawei viria a ganhar no final. O mais surpreendente nestes resultados encontra-se no facto de muitos equipamentos mais recentes, como o iPhone XS e X, terem sido eliminados da corrida praticamente no início.

 

Apesar de, em cada teste, as fotos de alguns equipamentos terem qualidade consideravelmente superior ao dos que realmente venceram a votação, o público aparenta tender sempre para fotos com maior contraste e brilho, o que pode ter influenciado os resultados finais que aqui se verificam.

 

É importante sublinhar que este teste encontra-se longe de ser algo realista da qualidade final das fotos. Factores como a compressão das imagens partilhadas nas diferentes plataformas ou o próprio gosto dos utilizadores pode influenciar os resultados. Mas não deixa de ser interessante verificar que, num teste deste género, um equipamento como o Pocophone F1 é capaz de ultrapassar marcas mais reconhecidas da Apple e Samsung.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech