1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

windows 10

 

Ao longo dos últimos dias, vários utilizadores têm relatado problemas no acesso ao sistema de atualizações e do sistema de ativação de licenças do Windows 10.

 

Este problema começou por surgir em alguns utilizadores nos EUA, mas rapidamente se alastrou para outros países, incluindo Portugal. De acordo com os relatos, os erros podem variar entre downloads falhados no Windows Update ou problemas em ativar licenças do Windows – no caso da reinstalação de um sistema, por exemplo.

Ao que tudo indica, o problema não se encontra localizado diretamente na Microsoft, mas sim a nível das operadoras que fornecem o acesso à Internet – e os servidores DNS das mesmas. No caso dos EUA, foi descoberto que os erros estariam a acontecer mais recorrentemente sobre utilizadores com os DNS da operadora Comcast, enquanto no Reino Unido os problemas surgiram sobre a BT Broadband.

Em Portugal, o TugaTech tem vindo a verificar relatos de problemas associados com a NOS e MEO.

 

Ao que tudo indica, a falha encontra-se sobre os servidores DNS destas operadoras, que por algum motivo encontram-se a bloquear o acesso aos servidores de atualização da Microsoft. A falha em si não será diretamente do utilizador nem da Microsoft, mas poderá afetar negativamente os utilizadores que tentem instalar licenças ou atualizar as suas instalações.

 

Para corrigir o problema, uma solução passa por modificar os DNS da ligação para os servidores da Google (8.8.8.8./8.8.4.4) ou para os da Cloudflare (1.1.1.1/1.0.0.1). É ainda recomendado desativar temporariamente o acesso via IPv6 ou configurar os mesmos DNS para os servidores da Google/Cloudflare.

 

Até ao momento ainda se desconhece o que estará a causar o problema em questão. O TugaTech tentou entrar em contacto com a MEO e a NOS – duas das operadoras onde foram verificados problemas – para obter mais informações, mas sem resposta até à data de escrita do presente artigo.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech