Plataformas sociais utilizam os dados dos utilizadores para obterem o máximo de informação possível sobre os mesmos. Isto não será novidade, sendo que se encontra em praticamente todas as redes sociais da atualidade. No entanto, a forma de os utilizadores controlarem esses dados recolhidos nem sempre é a melhor.
O Facebook tem vindo a ser bastante criticado neste ponto, sendo que surgem agora informações de mudanças a serem realizadas até ao final do ano. Durante o ano passado, Mark Zuckerberg já tinha referido que se encontrava a preparar uma ferramenta para permitir aos utilizadores controlarem os seus dados dentro da rede social, mas estas informações foram bastante vagas e surgiram numa altura em que a empresa tentava acalmar os ânimos depois do escândalo do Cambridge Analytica.
No entanto, o CFO da rede social, David Wehner, revelou recentemente numa entrevista ao portal CNBC que a rede social encontra-se a desenvolver a ferramenta e esta deve ser lançada ainda até ao final deste ano.
Apesar de esta funcionalidade ser algo do agrado de muitos utilizadores, também é importante sublinhar que pode afetar as receitas de publicidade para os anunciantes na plataforma. Como os utilizadores podem remover o seu histórico de utilização do serviço, os anunciantes podem também perder acesso à capacidade de direccionarem publicidade especifica para os mesmos, com base em diversa informação que era recolhida.
Resta saber se esta medida poderá, a longo prazo, causar algum tipo de problema nas receitas da plataforma sobre os anunciantes.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!