1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

facebook users

 

No início deste ano, o Facebook foi acusado de enviar informações dos utilizadores da sua plataforma para fabricantes de smartphones, com o único objetivo de permitir a utilização de funcionalidades da rede social sem que a aplicação nativa do Facebook estivesse instalada. Esta medida estaria a ser processada apesar de um acordo com a FTC, realizado em 2011, obrigar a rede social a proteger a confidencialidade dos seus utilizadores.

 

Agora voltam a surgir noticias negativas para a empresa, com a revelação que a mesma não terá controlado como os fabricantes estariam a utilizar os dados fornecidos. Ou seja, os dados que o Facebook forneceu aos fabricantes de smartphones não tiveram qualquer controlo e desconhece-se os fins para os quais podem ter sido verdadeiramente utilizados.

 

De acordo com o portal New York Times, a descoberta foi realizada pela PricewaterhouseCoopers, a qual apresentou um relatório sobre como os dados foram fornecidos com pouco ou nenhum controlo para terceiros.  Estes dados eram fornecidos sobre uma iniciativa antiga da rede, apelidada de “Facebook Experience”. O Facebook Experience permitia aos fabricantes integrarem as funcionalidades da rede social – como notificações e mensagens – diretamente nos sistemas dos seus equipamentos, sem que fosse necessário instalar as aplicações nativas do Facebook.

 

Até ao momento a rede social apenas revelou que se encontra a analisar este caso, embora sublinhe também que se encontra comprometida em garantir a privacidade dos utilizadores.

O ano de 2018 não está a ser um dos melhores para o Facebook, que depois do escândalo com a utilização abusiva de dados da Cambridge Analityca, sofreu também de forma recente uma falha que poderá ter comprometido dados em milhares de contas.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech