1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Telegram app logo

 

Um dos principais objetivos de plataformas de comunicação que oferecem encriptação ponta-a-ponta encontra-se na forma como podem proteger as comunicações dos utilizadores de olhares indiscretos.

 

O Telegram é uma destas plataformas, que garante proteger a privacidade dos utilizadores ao encriptar os conteúdos que são enviados no serviço. A plataforma também afirma que protege sempre a privacidade dos utilizadores, quer as mensagens estejam encriptadas ou não, e que até agora nenhuma entidade ou governo obteve dados dos utilizadores da plataforma.

 

No entanto, isso pode não ser totalmente verdade. De acordo com o portal Der Spiegel, existem fontes internas da empresa que apontam que o Telegram já realizou no passado vários pedidos de dados de entidades governamentais da Alemanha, tendo fornecido informações para a mesma – os dados estariam relacionados com casos de terror e abusos de crianças.

 

No FAQ do Telegram, existe uma secção respeitante ao volume de dados dos utilizadores que foram fornecidas para entidades terceiras, das quais a plataforma afirma que “0 bytes” foram dados, incluindo a governos.

A única medida onde o IP dos utilizadores e o número de telefone associado às suas contas será fornecido às autoridades é respeitante a casos de terrorismo, e após aprovação legal para tal.

 

mensagem do telegram sobre fornecimento de dados

 

Em particular com as autoridades da Alemanha, as fontes afirmam que o Telegram tem vindo a ser constantemente pressionado para fornecer dados associados com utilizadores extremistas e que utilizam a plataforma para propagar informações falsas ou realização de campanhas especificas e terroristas.

O próprio Telegram também tem vindo a aplicar medidas mais drásticas contra grupos e contas usados para este género de atividades, que violam os termos da plataforma.

 

No entanto, as fontes indicam que ao longo dos anos, as autoridades já receberam informação do Telegram associado a vários casos, apesar de a plataforma continuar a referir que tal não aconteceu sobre as suas informações oficiais.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech