Os “Gostos” do Instagram sempre foram uma forma de os utilizadores medirem a popularidade de um conteúdo dentro da rede social. No entanto, a plataforma pode agora estar a testar uma forma de esconder estes gostos do público e fornecer a informação apenas para os criadores dos conteúdos.
De acordo com a investigadora Jane M Wong, o Instagram encontra-se a testar a possibilidade de esconder os gostos que uma foto possui de forma pública, deixando a informação acessível apenas para os criadores que publicaram esse conteúdo na plataforma. A imagem ainda iria apresentar os gostos de outros seguidores que sejam seguidos, mas sem nenhuma informação relativamente a números concretos.
Quem publicou as fotos ainda continuaria a ter acesso às pessoas que colocaram gostos nas mesmas, mas esta informação não seria passada diretamente para quem a encontrar pela linha de tempo. Na página destinada à apresentação dos gostos, a empresa sublinha ainda que a funcionalidade encontra-se em testes e pretende focar a atenção do público não no número de gostos, mas sim no conteúdo partilhado.
Após esta revelação, o Instagram confirmou que estaria a realizar alguns testes internos sobre uma possível mudança neste formato, mas que ainda nada estaria planeado para lançamento público. De sublinhar que a funcionalidade foi encontrada pela investigadora depois de ser analisado e modificado o código interno da app – algo que nenhum utilizador regular iria fazer.
A confirmar-se, esta medida pode ser benéfica sobretudo para os pequenos criadores de conteúdos. Deixando de lado o número de gostos, o público teria mais interesse na cativação dos utilizadores e as grandes empresas deixariam de focar-se apenas nestes números mais elevados – o que seria consideravelmente benéfico para os pequenos criadores de conteúdos.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!