1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados

Siga-nos

Realize o Login na sua conta ou Registe-se para participar.

facebook privacidade

 

O Facebook tem vindo a estar envolvido em vários escândalos relacionados com a falta de privacidade dos dados dos utilizadores na plataforma, e um dos métodos mais utilizados para a recolha destas informações pessoais passa por apps de personalidade.

 

O caso Cambridge Analytica teve como origem uma aplicação de análise da personalidade dos utilizadores, onde além do acesso a várias informações privadas guardadas no Facebook, eram também recolhidas informações com base nas respostas dadas pelos utilizadores dentro da app.

 

Neste sentido, e para evitar casos similares, o Facebook pode agora vir a ponderar o bloqueio de aplicações que tenham como base a análise da personalidade dos utilizadores – ou que recolham informações baseadas nas mesmas.

De acordo com a empresa, as aplicações com utilidade mínima não poderão mais ser publicadas na plataforma, de forma a evitar que sejam criadas apps falsas ou como pretexto para recolher informação pessoal – mesmo que não violem diretamente as directrizes da empresa.

 

Além disso, o Facebook também irá começar a limitar o período de tempo que uma app possui acesso aos dados pessoais dos utilizadores – passando a ter um limite máximo de 90 dias. Após este prazo, os utilizadores necessitam novamente de validar a autorização para a recolha de informações pessoais.

 

Esta medida foi anunciada esta semana pela rede social, e deve começar a ser integrada em todas as apps da plataforma dentro dos próximos dias. As que não se adequem às alterações podem vir a ser limitadas ou bloqueadas.







Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechBlog TugaTechBlog do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech