1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

google play store

 

A Google removeu da Play Store um conjunto de aplicações populares, depois de terem sido descobertas que estariam a realizar fraude sobre a apresentação de anúncios publicitários aos utilizadores.

 

A DO Global, uma empresa baseada na China, teve 46 das suas aplicações eliminadas da Play Store depois de uma investigação realizada pelo portal BuzzFeed. Segundo a mesma, as aplicações estariam a realizar fraude sobre a apresentação de publicidade.

A DO Global contava com mais de 100 aplicações na Play Store, algumas das quais no topo das tabelas de downloads da loja e com milhões de instalações. Isto faz da eliminação das 46 apps da empresa uma das maiores ações da Google contra aplicações disponíveis na sua loja.

 

Segundo a investigação, as aplicações descobertas como sendo fraudulentas estariam a clicar em publicidade mesmo quando não se encontravam abertas pelo utilizador. Ou seja, as próprias aplicações acediam aos conteúdos publicitários de forma automática e sem intervenção dos utilizadores, levando a ganhos para os criadores das mesmas.

Nomes como RAM Master-Memory Optimizer; Photo Editor-Makeup Camera & Photo Effects e Crashy Cops estariam entre as aplicações afetadas – numa lista que contava inicialmente apenas com 6 nomes, mas foi aumentada para 46 depois de uma investigação mais alargada da Google.

 

empresa alvo da remoção do global

 

Segundo os dados da DO Global, as suas aplicações contam com mais de 250 milhões de utilizadores ativos mensalmente, além de que a empresa afirma ainda que as suas apps e conteúdos publicitários chegam a mais de 800 milhões de pessoas a nível mundial.

 

Em comunicado, a Google afirma encontrar-se atenta a estes casos, e quando deteta aplicações que vão contra as políticas da empresa, sobretudo no que respeita à publicidade e ganhos das mesmas, procede a um bloqueio das contas ou da capacidade das apps gerarem dinheiro para os criadores. Seja como for, as aplicações terão agora sido removidas da loja da empresa após terem sido descobertas publicamente como alvo da fraude.

 

exemplo de aplicações removidas

 

A DO Global também já reagiu a esta posição, confirmando a ação da Google e lamentando o sucedido. A empresa sublinha ainda que, para o futuro, pretende manter as suas aplicações dentro dos termos da empresa – apesar de ainda ser desconhecido o que irá acontecer com os ganhos das aplicações agora removidas ou se o programador poderá novamente obter novos lucros a partir do sistema de publicidade da Google.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech