A Google revelou um conjunto de novidades que devem chegar brevemente aos utilizadores do Google Maps, entre os quais se destaca o novo conjunto de ferramentas para ajuda em situações de desastres naturais.
Quando o utilizador se encontre numa zona onde esteja eminente o risco de furacão, tsunami ou terramoto, o Google Maps irá agora informar o mesmo da situação juntamente com algumas medidas para garantir a segurança, nomeadamente com o fornecimento de detalhes importantes para ajudar no socorro e ajuda de sobreviventes.
No caso de furacões, a aplicação é capaz de mostrar, em tempo real, a rota que o mesmo irá tomar e quais as cidades que podem ser mais afetadas. Já no caso de terramotos, é apresentado o local do epicentro bem como as zonas consideradas como mais perigosas, de forma a alertar os utilizadores nas mesmas para a sua segurança.
Quando o utilizador se encontre numa zona que pode ser alvo de uma das catástrofes, a aplicação irá notificar antecipadamente o mesmo por intermédio das notificações. Isto permite que os utilizadores tenham conhecimento da situação antes desta acontecer – quando tal é possível.
Quando este modo de desastre natural é ativado, o Google Maps também pode apresentar rotas alternativas para a segurança do utilizador, que não passem pelas zonas de maior impacto ou que estejam bloqueadas.
A aplicação também irá permitir a partilha rápida da localização dos utilizadores, bem como a partilha em tempo real para contactos próximos, o que pode facilitar o encontro de utilizadores no meio destas situações de risco.
A funcionalidade deve ser fornecida para todos os utilizadores do Google Maps em Android, iOS e para a versão Desktop dentro das próximas semanas.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!